Como Crescer no Youtube? Como fazer com que as pessoas se inscrevam em meu canal? Por que uma pessoa se inscreve em um canal do Youtube? Você já parou para pensar na importância do tempo e do trabalho contínuo para crescer no Youtube? Já parou para pensar que, pra crescer no Youtube, é necessário construir o seu portfólio? Não? Neste post discutiremos o seu portfólio, mais uma arma FUNDAMENTAL para você crescer no Youtube! Vamos lá!
O que é um porfólio?
Portfólio ou portfolio é uma palavra utilizada para definir várias coisas semelhantes, mas com particularidades dependendo da área em que se avalia.
Para simplificar e ir direto ao ponto, definiremos Portfólio como um conjunto de trabalhos de um profissional.
Normalmente, encontramos portfólios com mais facilidade em estúdios de fotografia, onde o fotógrafo faz uma compilação de seus melhores trabalhos e os exibe, para que novos clientes possam ter uma noção do que estão contratando, de maneira a facilitar a tomada de decisão.
Também encontramos com frequência portfólios em sites de desenvolvedores Web.
Todo desenvolvedor web que se preze tem um site onde lista seus trabalhos, com links para as páginas prontas, de maneira que novos clientes possam ver a qualidade do que já foi feito antes de optar por contratar ou não.
Estes foram apenas alguns exemplos de áreas que fazem uso do portfólio. É cada vez mais comum – e necessário – que profissionais desenvolvam um, e esta prática funciona para qualquer negócio, apesar de aparecer mais em áreas relacionadas a design.
Como você percebeu, o portfólio serve para gerar credibilidade através da prática, do exemplo, da coisa pronta e feita. Ele irá mostrar a qualidade do trabalho para quem não conhece ou nunca ouviu falar daquele profissional.
É mais ou menos assim: “Não consegue imaginar como ficaria o trabalho pronto?” “Não tem problema, eis aqui uma lista de trabalhos anteriores para que você fique mais tranquilo”.
Com isto, quebra-se a desconfiança inicial da pessoa, tornando-a mais propícia a se tornar cliente.
Gera-se uma credibilidade “instantânea” para o profissional, que precisará fazer jus ao que foi apresentado – e se superar! – para garantir que este próximo trabalho entre no portfólio. Com isto ele não só irá ganhar dinheiro, mas terá algo novo para mostrar e conquistar novos clientes no futuro.
Para que um portfólio funcione são necessárias duas coisas: trabalhos realizados com qualidade e passagem do tempo.
Se você não tiver feito algo anteriormente, como vai exemplificar para as pessoas o que você faz? Com palavras e promessas?
Além disto, não basta fazer, tem que ter qualidade, cumprir prazos, ter excelente atendimento, etc. Do contrário, quem irá te contratar?
Com a passagem do tempo, mais e mais trabalhos vão surgindo e vão aumentando o seu portfólio, e assim você vai criando uma “pasta” mais robusta para exibir para os desconhecidos.
Portfólio como arma fundamental para crescer no Youtube
Agora que você já entendeu o que é e para que serve o Portfólio, podemos continuar o texto e aplicar esta ideia ao seu canal do Youtube (ou site, ou blog).
Crescer no Youtube não é tarefa fácil, e nem acontece da noite pro dia.
O mal das pessoas é pegar as exceções e tomá-las como regra. É pegar UM exemplo de canal que cresceu rapidamente e achar que isto é normal e que quem não cresce na mesma proporção está fracassando.
Cada caso é um caso e isto precisa ficar bem claro para você, porque além de evitar a auto-sabotagem e a desmotivação, faz com que você entenda o seu projeto, planeje-o e colha os resultados no seu tempo.
Lembre-se que em questão financeira, um canal com 500 mil inscritos e um plano de negócios externo ao Youtube pode conseguir arrecadar mais do que um canal com 1~2 milhões de inscritos que depende apenas do adsense, então números são relativos.
Deixamos isto bem claro, então vamos adiante.
É possível aplicar o que vimos sobre portfólio ao seu canal do Youtube.
Observe o seguinte canal:
Deixa eu te perguntar: quais as chances de você se inscrever em um canal assim?
Este é um canal genérico do Youtube. Um canal que qualquer pessoa possui ao criar uma conta. Sem imagem, sem foto de capa, sem vídeos.
Se você não sabe, a maioria esmagadora do Youtube é assim. Contas pessoais feitas pelos usuários para acompanhar outros canais. É normal, muita gente não quer ou não produz vídeos, mas tem a conta para aproveitar o Youtube em sua plenitude, podendo comentar, interagir com os vídeos, deixar o “Gostei” (o famoso like), etc.
Voltando à pergunta acima: se eu chegasse para você e pedisse para se inscrever em meu canal, e o meu canal fosse igual ao da imagem, você se inscreveria?
Se quiser, desça até o final da página e comente a sua opinião sobre isto, seria legal! Depois volte para continuar lendo.
Muito provavelmente você deve ter respondido que não. E é o que acontece. O canal é “virgem”, não tem nada. Por que se inscrever?
Já abordamos aqui no Criadores de Conteúdo os motivos pelos quais alguém se inscreve em um canal, vale a pena dar uma conferida. Falamos também sobre as thumbnails, e aproveitamos para dar dicas para você fazer thumbnails matadoras e, além disto, aproveitamos para discutir um pouco sobre identidade visual. Demos várias dicas para divulgação, que você pode conferir clicando AQUI, AQUI e AQUI, ou fazendo uma busca por “divulgação” na área de buscas do site. Conversamos até mesmo sobre o Marketing de Conteúdo e como ele colabora para o seu canal crescer no Youtube.
Porém, não basta que seu canal esteja visualmente bonito. Ele precisa “mostrar a que veio”, na expressão popular.
Se você quer crescer no Youtube, precisa entender que ele é uma mídia social onde o vídeo é o centro e tudo gira em torno disto. Precisa criar vídeos e, com o tempo, ir construindo seu portfólio.
A importância do portfólio para crescer no Youtube
Deixa eu te perguntar outra coisa.
Se eu chego para você e falo: “ei, estou vendendo meu carro, ele é maravilhoso, azul, gasta pouca gasolina, é confortável, tem poucos km rodados… quer comprar?”. O que você vai me dizer?
Muito provavelmente, se estiver interessado em comprar um carro, vai querer VER e TESTAR antes de me pagar, certo? Ou você vai direto ao banco tirar o dinheiro e me entregar sem checar?
Existe uma grande quantidade de Criadores de Conteúdo, muitas vezes ainda imaturos (lembrando que maturidade nada tem a ver com idade), que apenas pelo simples fato de planejar ou ter vontade de criar um canal já perde tempo incomodando outras pessoas com a famosa frase “vou criar um canal e vai ter vários vídeos por dia, se inscreve aí pra ajudar?”. Quem nunca viu algo assim que atire a primeira pedra.
Todos os exemplos dados até aqui foram pensados para te mostrar uma coisa: é necessário FAZER para conquistar a confiança das pessoas. A credibilidade se conquista com atitudes, forma de agir, coerência, decência, educação e muito, mas muito trabalho.
Lembra da imagem do canal genérico que você viu acima? Observe agora uma outra imagem:
A mesma pergunta vai se repetir agora: Quais as chances de você se inscrever em um canal assim?
Deixando de lado aspectos subjetivos como “gosto por games”, vamos analisar algumas coisas:
Vídeos! O canal tem vídeos!
Lembra que eu falei que o Youtube é uma mídia social centrada em vídeos? Pois é. Seu canal precisa ter vídeos. E precisa que seja vídeos com qualidade. É através deles que você monta o seu “portfólio”, ou seja, o conjunto dos seus trabalhos para serem apresentados publicamente.
Pense comigo: Quanto tempo um vídeo fica no ar?
Hoje você fez um vídeo. Este vídeo vai ficar no ar até você removê-lo ou o Youtube explodir. O que acontecer primeiro. Então não dá pra dizer quanto tempo seu vídeo ficará no ar. Pense nisto e faça o melhor que puder sempre, porque você poderá ser encontrado por pessoas que chegarão ao seu canal daqui a 5 anos por conta de um vídeo feito hoje.
Se esta pessoa chega em seu canal, assiste ao vídeo e gosta, e você utilizou as Call to Actions para convidá-la a assistir mais vídeos, muito provavelmente ela irá.
Se o seu canal tiver mais vídeos, a pessoa tem mais chances de se conectar a você, de gostar de você e de se inscrever. Esta é uma das razões pelas quais eu afirmo que divulgação é a última coisa que você tem que se preocupar. Preocupe-se em fazer bons vídeos e deixar uma boa primeira impressão.
Se alguém entra no seu canal hoje e assiste a um vídeo aleatório seu, você deixou uma boa impressão?
Passagem do tempo como fator fundamental para crescer no Youtube
E se você é uma daquelas pessoas que acha que o processo para crescer no Youtube envolve uma ou duas semanas, pense novamente.
A passagem do tempo é importante.
Várias são as razões, mas listo aqui as duas fundamentais:
- Com o tempo seu portfólio aumenta, o que significa dizer que a cada novo vídeo, e a cada dia que passa, as chances de você ser encontrado também aumentam. Além disto, aumentam as chances de que a pessoa que está te assistindo te conheça mais, veja mais das suas opiniões e decida se vale a pena te seguir (inscrição nova!).
- Com o tempo seus vídeos entram no mecanismo de busca do Google e do Youtube, que prezam por qualidade e tempo. Se algo possui qualidade e está no ar a mais tempo gerando relevância, o Youtube/Google entende como mais relevante do que aquele vídeo que foi postado hoje.
Como curiosidade: demora meses para se entrar nos mecanismos de busca. Vários fatores influenciam, dentre eles a constância (se você não tem constância, muito provavelmente não entrará nas buscas relevantes) e a interação das pessoas com o seu conteúdo. Claro, a relevância dele.
O HSOGameplays demorou a entrar nas buscas.
Qualquer site que faça uma otimização para mecanismos de busca, precisa fazer com cerca de 6 meses de antecedência, e continuar produzindo conteúdo relevante mesmo não aparecendo lá.
O Google/Youtube ganha dinheiro com publicidade, então ele precisa se certificar de que está entregando algo relevante para o usuário para que o sistema de publicidade funcione e gere os bilhões de dólares.
Hoje, se você digitar “hagazo” no Google ou no Youtube, ele já irá sugerir o meu nome, por ser algo que aparece constantemente nas buscas.
Legal, né? O objetivo é que o Criadores de Conteúdo também esteja assim dentro de 6 meses da data de publicação deste post. Se você está lendo no futuro, faça o teste e veja se aconteceu!
Espero que agora você dê mais valor para a passagem do tempo e não veja isto apenas como “sinal de fracasso”. Para finalizar, um último argumento quanto a isto: as pessoas que chegam no seu canal, a qualquer tempo, podem se interessar por assistir seus vídeos anteriores.
Parece óbvio, mas pouca gente tem isto em mente. O censo comum diz que se eu postei um vídeo hoje e tive 10 visualizações, eu sou um fracasso. Porém, seu vídeo continua ali, pode aparecer nas buscas e pode gerar a curiosidade das pessoas que vão conhecendo o seu canal.
Com o tempo, estas 10 visualizações viram 50, que viram 100. Claro, considerando que tenha certa qualidade (ou que seu canal evolua, fazendo com que as pessoas voltem pra ver como foi o seu começo – isto é bem comum).
Constância
Ainda avaliando elementos da imagem, notem que os vídeos são postados com constância. Você entrou no canal e viu que o vídeo foi postado há algumas horas, e não há meses ou semanas.
A constância gera credibilidade, porque ela é o reflexo real de que existe um trabalho sendo feito com frequência ali e que provavelmente, se a pessoa gostou, ela pode confiar em se inscrever porque receberá mais vídeos no futuro.
Nada pior do que você chegar em um canal, ver um vídeo, se interessar, clicar para ver outros e…. “postado há 3 semanas”; “postado há 1 ano”. A sensação inicial é de que o canal está abandonado. Por que se inscrever?
Conclusão
Neste post analisamos a importância de um portfólio para crescer no Youtube.
Espero que, após a leitura, você tenha entendido que nem sempre ter um canal visualmente bonito vai te ajudar a conseguir novos inscritos. É preciso TER vídeos de qualidade postados com frequência, mantendo o canal ativo e atualizando sempre seu portfólio.
A simples ideia de algo não o torna real. O que torna algo real é colocá-lo em prática.
Só com a coisa palpável é que se tem noção de como é ou como poderia ser. Só com o vídeo no canal é que você consegue começar a conquistar pessoas.
Crie o seu portfólio. Crie o seu conjunto de vídeos. Valorize a passagem de tempo e crie conteúdo de qualidade com frequência. Faça o seu melhor e sempre busque evoluir.
Muito obrigado pela leitura! Agora preciso de VOCÊ: Desça até o final da página e COMENTE! O que você achou do texto? Ele foi útil? Quais dúvidas surgiram enquanto lia? Você tem algo a acrescentar? PARTICIPE! Sua participação é fundamental para que o Criadores de Conteúdo seja um site cada vez mais relevante para todos!
SIGA-NOS nas redes Sociais: Facebook, Twitter e Youtube, para não perder nenhuma informação!
Gostou? Conheça o DICAS PARA CRESCER NO YOUTUBE – O CURSO ONLINE
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.