Thumbnail Como fazer thumbnails Tops e matadoras para seus vídeos

0 Flares Twitter 0 Google+ 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Thumbnail : o que é? Como de fazer thumbnails? Qual a importância de uma thumbnail para um vídeo do Youtube? Devo me preocupar com Thumbnails? para que realizar thumbnail? Quais as melhores dicas para uma thumbnail matadora?Thumbnails são miniaturas de imagens que podem ser adicionadas para muitas coisas. No nosso Se Vamos tratar de thumbnails direcionadas para o Youtube.

No Youtube, thumbnail é uma imagem. que você inclue o seu vídeo para servir como uma gênero de “capa” do vídeo, quando ele não está sendo mostrado Neste artigo. será falado um pouco apresentavam ter mais sobre as thumbnails e daremos dicas de acordo com alei para você intensificar a sua!

AVISO:Prepare para uma Longo prazo leitura! Tentei Abordar aqui muito coisas interessante De preferência, pegue um papel e uma caneta e irá anotando! Note quenão é um artigo. tutorial ensinando a de fazer passo a passo no aitividade de edição de imagens, como a fim da leitura, espero que você tenha um conhecimento legal para Investir na o momento de de fazer a sua Thumbnail. Para efeito de exemplo, olhe o vídeo abaixo:

Perceba que, antes de apertar Play e assistir, você tem uma imagem. Esta é athumbnail do vídeo.

 

Qual a importância da Thumbnail? Por que devo usar thumbnails?

As thumbnails são também conhecidas como “Miniaturas personalizadas” no Youtube. Elas se iniciam proporcionar uma visão rápida do seu conteúdo antes que os Secretaria sejam clicar nele. São importantíssimas na criação de sua marca: um canal com thumbnails personalizadas tem sua identidade visual fortalecida.

 

Mas o que é identidade visual?

Segundo o Wikipedia:

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan ou Tag lines, que cumprem este papel. Resumidamente a Identidade Visual é a imagem ampliada da marca”

Traduzindo isto para o Youtube: Identidade visual é tudo o que que, individualmente Isto é, em conjunto, fornecera as pessoas a lembrança imediata e a absoluta idéia, de que estão diante de sua marca (ou de seu canal), e não de outros.

Deixe-me questionar a você: Quando você vê alguma bebida em vermelho e branco, do que você se lembra? Isto é, uma lanchonete em vermelho e amarelo? Isto é, uma marca “mordida” quando citamos em computadores e ferramentas móveis?

Algumas identidades visuais são tão fortes que de modo instantaneo a enxergarmos um símbolo, já o ligamos à marca. É o que terminamos de de fazer Tais Fabricantes – que não preciso, nem citado, – são tão fortes que Passaria a se complexo de imaginarmos a mesma bebida, os mesmos computadores ou a mesma cadeia de lanchonetes com entre outras de cores não é?

Também pudera! Foram anos e anos com a mesma expressão possibiliodades fontes.Quando sofreram alterações, foram mínimas. Tais marcas ou instituícões tem logotipos realizados e extremamente programados Algumas mesmas, apresentam duas visões próprios, e tudo isto com propósitos claros e estudos desenvolvidas de forma a usarem. o que funciona. trata só:

Observem o “balanço artístico” da logomarca da Apple e toda a matemática envolvida. Fonte: http://www.goldenmeancalipers.com/blog/

Se uma marca de nome e já estabelecido ocorrem uma vasta transferência em sua identidade visual, ela normalmente, tem que gastar milhares em propaganda para de fazer com que as pessoas se adaptem à recente identidade.

desejam ser algo instigante Procurem após pela história da logomarca da Apple e para o dilema que o Steve Jobs enfrentou na o momento de posicionar a marca em todos laptops, se ela atuaria virada pro cima Isto é, para baixa É MUITO relevante

Apesar de não termos anos de exposição a público à identidade visual de nossos meios do Youtube, é possível traçar estratégias – muito menos ambiciosas que as negócios mencionadas – para que, com o tempo, o canal se seja algo adequado individual e vários dos demais. É através de uma identidade visual grandes que o seu canal pode se destacar do pronta de meios sem interface e sem “alma” e começar a estruturar sua confiabilidade passando uma imagem. profissional, haveria que e importante

Embora a Identidade Visual seja um assunto. muito predominante com bastante amplo e que envolva MUITO apresentavam ter mais coisas (como a foto de capa, o ícone, as descrições, as abas, a organização visual do canal, os meios indicados. os links, as thumbnails, entre outros o nosso foco neste artigo. são as thumbnails.

 

Elementos para uma Thumbnail matadora

A imagem, apresenta muitos vídeos do canal. O que as thumbnails possuem em comum?

Apenas pela Observação da imagem. é possível obter algumas coisas sobre as thumbnails.

Em primeiro lugar, elas evidenciam a identidade do canal. Para um observador que Jamais escutou comunicar do Foco Em Cristo, pouco importa. Porém, no longo do tempo, as pessoas começam a associar as thumbnails a canal.

Lembra que citamos que a identidade visual é desenvolvidas a longo do tempo e através de modelos das pessoas aos Qualquer elementos? Um Outdoor, uma divulgação de televisão um site da web. um banner, dentre muitas as demais coisas existem exatamente para isto. Existe uma parte do Marketing usada apenas para isto: branding (reforço de marca, para sintetizar bem resumido) e awareness (pra de fazer com que as pessoas tomem conhecimento da consumia da marca e ela se fortaleça). Bem você vem de outro lugar no supermercado, por exemplo, e está mais propício a comprar a marca que você sabe que existe e “já observou em algum lugar” do que uma desconhecida.

Por isto é importante que você Defina sua identidade visual o quanto antes e conserve os elementos primordiais no longo do tempo. Se você Estar Alterando seu banner, seu um estilo de thumbnail, seu ícone, enfim, toda a estrutura visual do seu canal do Youtube o tempo todo, você jamais será capaz estabelecer uma identidade visual resistente

As pessoas precisam ter acesso com sua marca (ou canal) necessário várias vezes para irem se acostumando e, eventualmente. conseguirem reconhecer que é você apenas no “baterem o olho”. Estabeleça mudanças (sutis) de tempos em tempos. É importante também deslocar um pouco para venha mostrar que você está moderno

Fonte do Texto

A primeira ocorrência que as thumbnails possuem em comum é a fonte do texto: uso a mesma maneira em todas as thumbnails e artes do canal. Por causas, de conservação da identidade visual, opto por não dizer qual , alias é usada (e evitar que as pessoas copiem a identidade). Claro que isto não impede que as pessoas imaginem porém, necessita dificulta um pouco. aconselho que e assim faz seu cerebro o mesmo, para o menos com relação à origem Não é legal ficar mascarando dicas ainda cada vez no mundo globalizado e da web. que vivemos, porém Certos coisas são estratégicos

Veja com antenção a ideia a abaixo pelo motivo de possuirem é de grande importância: deparem uma fonte que gostem e usem sempre. Não copiem identidades visuais de outros canais, uma vez que você pode considerar que está enviando muito bem e que as pessoas sairão “confundir e entrar e acessar o seu canal”, ou até mesmo que “se dar um fato para fulano vai oferecer um fato para você”, porém é pura enganação. diversas serão compreender as similaridades e isto normalmente será terrível para o seu canal. Ele será conhecido como um “genérico”, “sem qualificação ou imaginação própria”. E isto é uma imagem. que vocês não anseiam carregar, além de ser incrivelmente difícil de convencer as pessoas do contrário.

Se vocês não sabem onde encontrar fontes gratuitas, a internet está cheia de sites que fornecem. Exemplos: 1001freefonts1001fonts, etc. Procurem por “free fonts”no Google. Geralmente os próprios sites ensinam a instalar as fontes, não é difícil.

Se quiserem, podem também procurar fontes pagas, mas neste caso é necessário entrar em contato com o autor da fonte e adquirir a licença para poder usar, senão você pode ter problemas. Uma outra dica interessante é: evite instalar muitas fontes no seu PC. Normalmente a gente fica em êxtase quando vai procurar fontes e acaba instalando várias, isto afeta diretamente o desempenho do seu computador, e ele pode ficar bem lento. Cuidado!

 

Cores em contraste

A segunda coisa que as thumbnails possuem em comum são cores em contraste. Na natureza, existem animais que, em período de acasalamento, mudam de cor para atrair o par romântico. Existem também os famosos camaleões, que mudam de cor para se camuflarem ao ambiente, dificultando que a presa o encontre e o devore. Notem que em ambos os exemplos, as cores desempenham um papel fundamental: dar destaque ou esconder.

Como o seu objetivo é ser visto e chamar atenção, é ideal que suas thumbnails possuam cores que causem isto nas pessoas. Pode parecer bobagem, mas as cores são responsáveis por fazer com que tenhamos sentimentos diferentes, então sugiro que deem uma estudada sobre psicologia das cores. Aliás, para facilitar a vocês, recomendo ESTE LINK: um infográfico completo sobre psicologia das cores que vai explicar direitinho o que cada cor representa. Se possível, deixem um comentário lá dizendo que o Hagazo do Criadores de Conteúdo te indicou e que mandei um olá para o Henrique Carvalho, criador do site.

Agora que você sabe da importância de cada cor, pode traçar estratégias para sua thumbnail usando cores planejadas. Usar cores é extremamente vantajoso, porque separa o seu vídeo daqueles com thumbnails genéricas e tediosas. O Youtube, no momento em que este post está indo ao ar, utiliza quatro cores padrões em seu layout: o branco (#ffffff), o cinza (#f1f1f1), o vermelho (#cc181e) e um “preto”/cinza escuro (#333333). Caso não sejam familiarizados com os códigos que coloquei entre parênteses, estes são as cores corretas que o Youtube utiliza. Qualquer programa de edição de cores trabalha com este sistema, então basta inserir no campo do código estes códigos e você terá as cores do Youtube.

Utilize, em suas thumbnails, cores contrastantes e chamativas. 

Caso queiram cores que funcionem bem umas com as outras, vocês podem buscar no Google por “Color Wheel”, e terão a famosa roda de cores. É legal pesquisar um pouco mais sobre o que ela significa e como utilizar as diferentes combinações de cores.

Se quiserem facilitar ainda mais, a ADOBE disponibiliza um SITE gratuito onde você coloca o código da cor no lugar principal e ele te dá várias combinações que funcionam bem, com códigos para que você os leve diretamente para seu editor de imagens. É muito útil e eu utilizo SEMPRE que vou fazer uma thumbnail.

 

Texto na Thumbnail

Não encha sua thumbnail de texto. Começo com esta dica porque às vezes vejo muita gente enchendo de texto a thumbnail. Eu mesmo fazia isto no começo. Aprendi na prática: não é legal. Não é chamativo. Utilize o título do vídeo para colocar o título completo. Jamais a sua thumbnail.

Sempre que estiver fazendo uma thumbnail, é imprescindível que você trabalhe-a pensando no seu vídeo. Qual o assunto do vídeo? Qual o título? Qual seu objetivo com o vídeo?

A dica que dou é: pense em um título bacana, que tenha a ver com o seu vídeo e seja honesto e interessante ao mesmo tempo. Nada impede que você pesquise por palavras que geram mais conversão, estas são palavras que chamam mais a atenção das pessoas e podem ajudar você a obter visualizações de curiosos. Fazer perguntas também é legal em seu título ou thumbnail, desde que perguntas rápidas e desde que você as responda dentro do vídeo. Se não for responder de maneira clara a uma pergunta, evite fazê-la no título, você está enganando seu público. O título deste post, por exemplo, usa uma destas palavras: “Como fazer thumbnails MATADORAS para os seus vídeos?”. É uma palavra de impacto, que atiça a curiosidade e ao mesmo tempo não está mentindo sobre o conteúdo da postagem.

Após pensar no título bacana, pense em UMA ou DUAS palavras mais importantes do seu título e coloque-as na thumbnail. Isto vai te ajudar bastante e, ao mesmo tempo, sobra espaço para dar destaque à imagem em si.

Thumbnail precisa manter relação com o assunto do vídeo

A Thumbnail precisa manter um elo DIRETO com o vídeo para não só reforçar sua identidade visual, mas ajudar a aumentar seu tempo de visualização, elemento importantíssimo para o crescimento de seu canal, já que o principal fator para um canal de sucesso no Youtube é – atualmente e na data que este post está indo ao ar (pode mudar futuramente) – o tempo de visualização que seu canal tem tanto individualmente quanto o tanto que ele contribui para que os usuários passem tempo no Youtube como um todo.

Hagazo, como assim? Se a thumbnail é falsa, a pessoa que clicou no vídeo vai se sentir enganada e vai sair do vídeo nos primeiros segundos. Isto é ruim para você e para o seu canal. Às vezes você pode achar que uma thumbnail extremamente chamativa e aleatória te ajudará a trazer pessoas ao seu vídeo, e, de fato, isto pode acontecer. Houve um tempo em que o Youtube media relevância de canais por número de visualizações e curtidas, e muita gente, querendo obter vantagem disto, “burlou o sistema”: colocavam thumbnails de mulheres seminuas para que as pessoas clicassem e dessem a visualização.

Hoje, as coisas não são mais assim. Tome muito cuidado porque uma thumbnail que não guarda relação com o vídeo é ruim para o seu canal. Mantenha pertinência temática entre sua thumbnail e o assunto do seu vídeo. Não tente ENGANAR as pessoas. Sua credibilidade agradece.

 

Imagem na Thumbnail

O uso de imagens em sua thumbnail é fundamental. Como vimos no tópico anterior, a thumbnail precisa manter pertinência com o tema do vídeo para evitar enganar as pessoas. Tenha isto em mente e seja criativo! Use tudo o que você aprendeu até agora: cores, textos, elementos de sua identidade visual e imagens.

É ideal que a thumbnail seja feita no tamanho 1280×720 (720p). Assim ela se encaixa perfeitamente ao seu vídeo, sem que o Youtube tenha que fazer ajustes no tamanho (o que pode afetar a thumbnail e fazer com que ela fique estranha, desproporcional ou “perca um pedaço”).

Use imagens que chamem atenção! Imagens em alta definição para que você consiga mais detalhamento! Se você sabe fazer edição de imagens, brinque com as fotos! Uma coisa que funciona muito bem são imagens de closes, de rostos, de pessoas.

Se a sua imagem faz parte da identidade visual do seu canal, coloque-a em suas thumbnails. Com o tempo – e o crescimento do canal – elas vão ajudar a atrair mais pessoas interessadas em você do que em determinados jogos, por exemplo (caso seu canal seja de gameplays).

Se o seu canal é especializado em alguma coisa, dê destaque a isto. Por exemplo: canais de culinária funcionam melhor com thumbnails que dão close no prato pronto. Canais de maquiagem funcionam bem com thumbnails que deem close no rosto maquiado pronto (que o vídeo provavelmente vai estar ensinando a fazer). Canais de gameplays de “zoeira” geralmente funcionam bem com closes de caras e bocas bizarras e estranhas – e engraçadas.

A ideia aqui é ir testando e vendo o que funciona melhor para o seu canal. Aproveite se for um canal iniciante e faça testes. Quanto mais iniciante você é, mais você pode errar sem que isto afete tanto no seu canal. Não tenha medo!

 

Onde fazer minha thumbnail?

Uma pergunta pertinente e que não poderia faltar neste post: qual programa utilizar para fazer a thumbnail?

Eu utilizo o ADOBE Photoshop. Porém, é um programa profissional de edição de imagens e nem sempre você precisará de tudo o que ele oferece. Digo isto por que ele é pago. E não é barato.

Existe alguma alternativa GRATUITA? Sim, existe. Recomendo que deem uma olhada no GIMP, um programa GRATUITO de manipulação de imagem que faz muita coisa que o Photoshop faz, inclusive trabalha com camadas, brushes, ferramentas de edição e possui alguns efeitos. Você não vai precisar de mais do que isto para editar suas imagens, a menos que seja um editor profissional com algumas necessidades bem específicas que só o Photoshop te forneceria.

Infelizmente, não tenho como ensinar a vocês o passo a passo de como mexer no GIMP ou no PHOTOSHOP. Eu mesmo confesso que sei pouquíssimo: sempre pesquiso quando preciso de algo diferente. Porém, a internet e o próprio Youtube possuem MUITOS tutoriais. Se você entende inglês, está ainda mais bem servido.

 

Conclusão

Este post ficou imenso, mas acredito que cobrimos várias dicas importantes para se fazer uma thumbnail matadora para o Youtube. Sugiro que pegue tudo o que você aprendeu aqui e seja criativo, sempre lembrando de duas coisas: a thumbnail precisa reforçar sua identidade visual e precisa manter relação com o assunto do vídeo.

Espero que tenha sido uma postagem útil e que com isto vocês comecem a criar ou reforçar a identidade visual do canal de vocês e possam atrair mais visitas e potenciais inscritos. As thumbnails são ferramentas importantes para o seu canal, mas lembre-se: é a qualidade do conteúdo e a forma como você o apresenta e conecta com seus seguidores que definirá se você terá ou não mais inscritos.

Peço que sigam o Criadores de Conteúdo nas redes sociais para receberem mais dicas, deixem o seu e-mail ao lado caso tenham interesse em receber conteúdo personalizado e novidades sobre o site e, por fim, compartilhem este post através dos links no topo da página! Comentem abaixo o que acharam sobre o post, digam se ele foi útil, o que mais gostaram e, mais importante, as dúvidas que surgiram ao ler tudo isto!

Comentários

Sobre Adilson Zanardi

O site editor de vídeo é um site focado em edições, pensando sempre em ajudar com dicas, cursos e produtos que facilita o profissional na hora da edição de um vídeo.

Nosso site vem ganhando autoridade na internet e conseguimos ser referencia no Brasil como produção de vídeos para empresas e pessoal.

Já criamos milhares de vídeos virais na internet, inclusivo vídeo com mais de 1 milhão de visualizações no Youtube.

Nosso estúdio de editor de videos se localiza na cidade de Pinhalzinho SP.
Criador de videos
E o segredo de tudo, está em Jesus.

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." Salmos 1:1-3

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.