Como conseguir inscritos para meu canal do Youtube? Como crescer no Youtube? Por que algumas pessoas se inscrevem em um canal e não se inscrevem em milhares de outros? O que faz com que as pessoas se inscrevam em um canal?
Neste post falaremos um pouco sobre estas questões, em uma discussão fundamental para quem quer crescer no Youtube. Leia até o final e deixe a sua opinião! Comente, faça perguntas, interaja com outros Criadores de Conteúdo nos comentários!
Por que uma pessoa se inscreve em um canal do Youtube?
Qualquer criador de conteúdo quer fazer um canal de sucesso e isto é natural. Porém, muitos se perdem no caminho porque olham apenas para números e ignoram a nossa regra fundamental aqui do Criadores de Conteúdo: INTERNET = PESSOAS.
Quem olha para números apenas como números tem todo um MINDSET complicado para lidar. Além de afetar completamente a personalização, a identidade do canal e o rapport (criação de sintonia e empatia com outras pessoas – no caso, quem te assiste), quando os números param de subir e o criador tem a sensação de que não vai crescer no youtube, a tendência dele é uma só: a culpa é do Youtube. Ou pior: a culpa é das pessoas que não estão vendo meu conteúdo maravilhoso. Cuidado!
A pergunta que deveria ser feita é: Por que uma pessoa se inscreve em um canal do Youtube?
Pode parecer básica, mas pouquíssimos criadores de conteúdo param para analisá-la.
A partir do momento em que se entende os motivos que levam alguém a se inscrever em um canal e a não se inscrever em milhares de outros, fica mais fácil programar o seu canal para estar apto a receber e acolher novos inscritos.
Vamos começar com você: por que você se inscreve em um canal do Youtube?
Tire uns segundinhos para pensar antes de continuar a leitura. Se preferir, vá até a seção de comentários no final deste post e comente lá, sem ler o resto do texto. Depois volte em seu comentário e complemente-o com ideias, dúvidas e questionamentos sobre este texto. Vale a pena o exercício.
A verdade é que cada um tem uma ou várias razões para se inscrever em um canal do Youtube. Às vezes é pelo conteúdo. Pelo vídeo que assistiram e se inscreveram para ver outros. Pela organização do canal. Pela pessoa que narra ou aparece nos vídeos. Por ter tido algum sentimento enquanto via um vídeo e espera mais conteúdo em um futuro não tão distante. Por se identificar com o canal. Pelo canal ter sido útil para alguma coisa. Porque todo mundo parece gostar do canal, já que ele tem milhões de inscritos – deve ser bom, né? Porque o vídeo teve centenas de milhares de visualizações e muita gente comentando – deve ser bom, né?
Comprovação Social – é isto que você quer
Note que, no parágrafo anterior, intencionalmente repeti a frase “deve ser bom, né?” algumas vezes. Este “deve ser bom” é o resultado da comprovação social.
Quanto mais pessoas estiverem assistindo aquele conteúdo (ou curtirem determinada fanpage, ou se inscreverem em um canal, ou seguirem determinada pessoa no twitter), mais vai existir uma noção no subconsciente de quem está chegando ali pela primeira vez de que aquilo é bom. Mesmo não sendo.
Aliás, ser ou não ser bom é algo bem subjetivo e depende de cada um. Fato é que, se está crescendo, é porque tem alguma qualidade para quem se inscreve. Caso contrário, a pessoa não se inscreveria.
Este é o efeito da comprovação social: Quanto mais pessoas, mais a coisa parece ser interessante e está “comprovada socialmente”, aprovada por muitos. “Deve ser bom, né?”.
Considere o exemplo a seguir: Você quer comprar um produto no Mercado Livre e está procurando pelo melhor negócio: preço + vendedor de confiança. Você encontra o produto e dois vendedores. Um deles vende a R$ 10,00, mas não tem vendas concretizadas e nem depoimentos de compradores. O outro vende a R$ 15,00, e possui 3000 vendas concretizadas e muitos depoimentos de compradores dizendo que a compra ocorreu corretamente. De quem você vai comprar?
Mesmo pagando um pouquinho a mais, a noção de que já foram realizadas várias vendas e que muitas pessoas falaram bem do vendedor pesa na hora de decidir. Vale a pena o preço um pouco maior pela segurança. Quem te garante que o primeiro vendedor vai dar certo? Em um mundo onde é comum vermos notícias de pessoas que compraram um produto e receberam algo aleatório (O cara compra um playstation 4 e recebe uma caixa com um tijolo) você quer ser o primeiro a testar?
Os depoimentos e estes dados estão ali exatamente para gerarcomprovação social. Para dar segurança ao comprador no momento da escolha. Se mais pessoas fizeram e deu certo, o seu subconsciente fica mais tranquilo para fazer também.
O mesmo vale para fanpages no Facebook: se uma loja tem muitas curtidas em sua fanpage, automaticamente pensamos que ela é boa. Se uma pessoa tem muitos seguidores no Twitter, automaticamente pensamos que é alguém famoso e relevante.
Nem sempre isto condiz com a realidade, mas o fato de se ter um número alto acaba levando-nos a pensar que é bom (ou não, tem gente que não suporta ver coisas dando certo e acha que se tem muita gente gostando é modinha e um lixo, ou a pessoa cresceu sem qualidade e fazendo coisa errada).
Um fato interessante que podemos citar aqui para ilustrar ainda mais a importância da comprovação social: existem times de futebol, em países Árabes, sendo acusados de pagarem pessoas para irem lotar os estádios e torcerem, para dar a falsa impressão que o time tem uma grande torcida e começar a adquirir torcedores reais. Esta prática também é feita em pré-estreias de filmes.. a agência de marketing paga um grupo significativo de pessoas para ficarem gritando o nome do ator e, quando a imprensa chega, esta “comprovação social” faz parecer que ele é muito mais famoso do que é na verdade, e ele ganha mais destaque e aí passa a ser mais famoso do que era. Entenderam?
Apesar destas práticas supracitadas possuírem caráter bem duvidoso, elas existem. Não recomendo “maquiar” nada em seu canal, porque isto nunca é bom a médio e longo prazo. Honestidade é compensada, sempre. As menções no parágrafo anterior foram apenas para que você reforce a ideia do que é comprovação social e seus efeitos.
A comprovação social é resultado da combinação de vários fatores, dentre eles, os que julgo mais importante: credibilidade e passagem do tempo.
Para se crescer no youtube é necessário que você crie sua marca, tenha sua credibilidade renovada todos os dias e que o tempo passe. O tempo tem o poder de fortalecer esta credibilidade e mostrar para as pessoas que o trabalho é sério.
Gosto muito de repetir uma frase: na internet, para um trabalho bem feito, quanto mais pessoas, mais pessoas.
Explicando rapidamente: com a passagem do tempo, quanto mais pessoas vão chegando, maior o potencial de se atingir ainda mais pessoas. E isto vale para seu canal do Youtube, seu site, seu blog, seu empreendimento online.
Você já se perguntou por que as pessoas se inscrevem em um canal do Youtube?
Outros fatores que fazem com que uma pessoa se inscreva em um canal do Youtube
A comprovação social é um elemento fundamental para crescer no Youtube. Porém, quem está começando não a possui. Isto significa que você nunca irá crescer?
Não, muito pelo contrário. Existem outros fatores que fazem com que uma pessoa se inscreva em um canal, e falaremos brevemente deles aqui.
Conteúdo Relevante
O Conteúdo é o elemento principal de qualquer canal de sucesso. Você pode apresentá-lo de diversas maneiras, usar diferentes câmeras, microfones, estilos de edição, etc.
Tudo isto “agrega valor” ao seu canal e é importante para criar sua identidade, porém, tudo isto também será apenas a “moldura do quadro”. Citando um trecho de uma música da banda Charlie Brown Jr.:
“Molduras boas não salvam quadros ruins….”
O conteúdo dos seus vídeos precisa ser muito bem trabalhado.
Você precisa alinhar o conteúdo de maneira a apresentá-lo conforme a sua proposta, mas sempre se lembrando de evitar ser repetitivo e valorizar o tempo das pessoas. Estes são dois elementos que valem para qualquer situação.
Se você quer fazer um vídeo completo com o maior número de informações possível, e este vídeo tem 1 hora de duração, certifique-se de que esta 1 hora seja produtiva e concisa. Muita gente gasta 10 minutos pra falar algo que poderia ser dito em 2 minutos. Eu mesmo fiz muito isto no início do HSOGameplays. Se a sua proposta é um vídeo de 5 minutos, não tem problema: certifique-se de fazer destes 5 minutos algo produtivo e conciso.
Quanto mais interessante e relevante for o seu conteúdo, maiores as chances de as pessoas gostarem e quererem mais. E aí você conquista uma inscrição.
Organização do Canal
Organização é fundamental para criar uma marca relevante e passar credibilidade para quem está te conhecendo pela primeira vez.
Já falamos sobre a importância das thumbnails, inclusive dando dicas para criar thumbnails matadoras, falamos também do seu canal como uma loja, e de vários outros temas que evidenciam a importância da organização do canal.
Um canal organizado facilita a vida dos seus visitantes e aumenta a chance de conversão em novos inscritos, ajudando você a crescer no Youtube.
Identificação com a pessoa do canal
Outro fator fundamental para que alguém se inscreva em um canal é a identificação desta pessoa com o canal como um todo. E isto passa pela identificação com a pessoa responsável pelo canal, aquela persona que aparece nos vídeos, que fala, opina, “conta a sua história e deixa a sua marca” através da criação de conteúdo.
Quanto mais as pessoas se identificarem com você, mais elas se interessarão pelo seu canal e, consequentemente, mais inscritos você consegue.
Portanto, faça-se presente! Opine! Mostre como você pensa, quem você é, mostre elementos pessoais e deixe que as pessoas se identifiquem com você. Ninguém quer assistir o canal de alguém que não tem opinião.
Utilidade do Canal
Se você for útil para alguém, as chances de que esta pessoa te procure novamente aumentam. Quem nunca ouviu aquela frase: “só é amigo do fulano por interesse”?
Não entraremos aqui em uma discussão filosófica sobre falsas amizades ou amizades por interesse.
O que você precisa ter em mente é que quanto mais útil for o seu canal, maiores as chances de as pessoas quererem mais. Se você resolve problemas das pessoas (e isto pode vir em uma infinidade diferente de formatos e vídeos), elas voltarão para mais.
Encontre formas de ser útil e você encontrará um caminho para crescer no Youtube.
Identificação Sentimental
Somos seres humanos e temos sentimento. Aliás, estudos sobre a viralização de conteúdo online concluem que, quanto mais se mexe com sentimentos das pessoas, maiores as chances de elas compartilharem.
Portanto, crie conteúdo e haja de forma a criar uma identificação maior com seus inscritos e você consegue crescer no Youtube.
Uma conexão bacana que envolva sentimentos. E quando digo sentimentos, não quero dizer apenas “amor” ou fazer chorar. Qualquer tipo de sentimento é importante, porque você entra no lado emocional da pessoa.
Até mesmo o ódio – você deve conhecer algum canal que cresceu por gerar “ódio” em determinados grupos de pessoas que gostavam de certo conteúdo e viram a pessoa falando mal dele, né?
Dizem que o ódio e o amor são sentimentos que geram emoções muito parecidas em nosso cérebro.
Conclusão
Estas são algumas das principais razões pelas quais alguém se inscreve em um canal do Youtube (ou visita constantemente algum site). Agora que você já sabe disto, pode moldar melhor seu conteúdo e canal para torná-lo mais apto a receber novas pessoas e convertê-las em inscritos.
Conectar-se com a sua audiência é fundamental para crescer no Youtube.
Agora que você chegou até aqui, desça a postagem até o final e COMENTE! Deixe lá eventuais dúvidas que surgiram ao fazer a leitura deste post! Comenta sobre suas experiências! Comente sobre o tema! Comente os comentários de outras pessoas! Sugira outros temas para o Criadores de Conteúdo! COMPARTILHE esta postagem em suas Redes Sociais através dos botões de compartilhamento no topo da página!
SIGA a editor de video nas Redes Sociais através dos botões do menu lateral ou do menu próximo ao rodapé do site! CURTA a Fanpage, SIGA no Twitter e SE INSCREVA no Canal do Youtube, para não perder nenhuma novidade ou informação bacana!
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.