Tá pensando em criar canal no Youtube e não sabe por onde começar? Quer crescer no Youtube e não faz ideia de como? Você sabe a importância de PLANEJAR o seu canal? Quais os seus planos para o seu canal no youtube?
Neste post discutiremos um pouco sobre PLANEJAMENTO de um canal no Youtube. Por que planejar é tão importante? Como planejar? Vamos lá! Comente no final desta matéria, você pode fazer login com sua conta do Facebook ou Twitter! Deixe sua opinião, sugestão, pergunta… participe!
Por que planejar seu canal no Youtube?
Você já viu algum engenheiro ou arquiteto construir uma casa sem planejamento? Se sim, dê muitos parabéns a este gênio, porque a resposta mais comum é não.
Por quê? Porque não basta pegar cimento e tijolo e ir montando, como se fosse lego. É preciso calcular muita coisa, avaliar o terreno, pensar no número de cômodos, no melhor lugar para colocar o banheiro e os quartos, se vai ter garagem, jardim, planejar o encanamento, a eletricidade, e por aí vai.
Comecei com esta pergunta porque rapidinho você consegue perceber a importância do planejamento. Se quer criar um canal no Youtube, precisa planejá-lo.
Vamos listar aqui os benefícios de se fazer um planejamento na hora de criar o seu canal no Youtube:
Quando você planeja seu canal, você:
- tem uma diretriz bem definida a seguir. Você tem o estilo do canal, que vai guiar todas as decisões que você tomar de ali em diante;
- consegue criar uma identidade visual e uma marca mais adequada;
- tem em mente o público-alvo que quer atingir, e pode focar em descobrir formas de se comunicar melhor com este público-alvo;
- tem em mente um tipo de vídeo que você fará, e isto te norteará em TODAS as escolhas que você fará na hora de sua gravação;
- consegue fazer uma lista do tipo de equipamento que você vai precisar, evitando perder dinheiro;
- mantém o foco nas métricas que importam para o seu canal, sabendo que o seu objetivo é o que definirá quais as métricas serão úteis para você;
- evita desviar do foco e “atirar pra todo lado”, gerando um público mais específico e mais fiel;
- etc..
Se eu ainda não te convenci, vejamos o que acontece quando você não planeja o seu canal:
Digamos que você quer criar um canal no youtube. Só isto. Você cria a sua conta. Qual o nome do canal? Se você não planejou, você nem sabe o tipo de vídeo que vai produzir, então já dificulta muito mais definir um nome para o seu canal. Aí vai postar um vídeo, de quê? Do seu dia-a-dia? Mas o que você faz de diferente ou o que te torna interessante para as pessoas prestarem atenção no seu canal? Quais equipamentos você vai usar para gravar o seu vídeo? Seu microfone de R$ 1,99? Uma câmera que filma em 144p? Vai gravar uma gameplay com o quê? Como você pretende editar seus vídeos? Qual a imagem que você quer passar para outras pessoas? Quais as redes sociais do seu canal? O seu facebook pessoal? Qual é o seu público-alvo? Qualquer pessoa? Como você vai fazer para ser interessante para o cara maromba da academia e, ao mesmo tempo, para o gordinho seduzente? Ou para o micareteiro e, ao mesmo tempo, pro estudante de último ano de Direito? Por que você quer atingir toda esta gente? Como você planeja divulgar o seu canal? Pra quem você vai divulgar?
Poderíamos continuar o dia todo. Se neste momento, após ler o parágrafo anterior, você está confuso, acho que consegui te convencer da importância do planejamento para o canal no youtube.
Como fazer um planejamento para um canal no Youtube?
Existem várias formas distintas de se fazer um planejamento de um canal no Youtube e você pode desenvolver uma própria, que te sirva melhor de acordo com os seus objetivos.
Dito isto, a seguir eu farei uma série de questionamentos que irão te ajudar.
A primeira coisa que você precisa fazer antes de qualquer outra é pegar um papel, um lápis, se sentar confortavelmente em algum lugar e começar a escrever.
Você pode fazer isto no seu computador também, mas devido às distrações e considerando que quando a gente escreve a gente fixa melhor as coisas na cabeça (e pensa melhor também), recomendo que você opte por lápis e papel.
Agora que você está ajeitado, vamos lá.
Sobre o que será o seu canal no Youtube?
Pense em um TEMA geral para o seu canal no Youtube. Um assunto ou um grupo de assuntos. Vídeo games? Maquiagem? Tutoriais? Fitness? Ensino? Curiosidades? Alimentação? Saúde? Beleza em geral? Cabelo? Relacionamentos? Desenvolvimento pessoal? Filmes? Livros? Quadrinhos? Humor?
IMPORTANTE: os temas podem prosseguir, estes foram apenas algumas sugestões para começar a te dar ideias. Nesta etapa, pense em temas amplos, não pense ainda na FORMA COMO FARÁ O VÍDEO, como por exemplo “vlogs”. Deixe isto para um segundo momento.
Para quem será o seu canal no Youtube?
Após pensar no TEMA, é hora de pensar no público-alvo. Esta etapa será importantíssima para definir várias outras. Quem é o seu avatar/persona (lembra que discutimos isto no tópico 2 da postagem sobre divulgar youtube)?
Tudo bem que este público-alvo não é definitivo. Ele pode ir mudando e você DEVE acompanhar estas mudanças no seu Youtube Analytics. Porém, é fundamental que se tenha em mente pelo menos uma noção inicial de para quem será o seu canal.
Por que definir um público-alvo? Pense em um canal voltado para crianças de 5~10 anos e focado em reviews de brinquedos, como é o caso do DC Toys Collector e do EvanTubeHD (canais que faturam milhões de dólares por ano e possuem um nicho bem específico). TODO o canal é planejado especificamente para este público-alvo. Desde a identidade visual até a forma como são feitos os vídeos (imagem, cor, forma de conversar, discurso voltado para este público, entonação, etc).
Imagine este tipo de canal falando palavrão e mostrando coisas impróprias para o público-alvo definido. Nem preciso dizer que não faria o mesmo sucesso.
Agora imagine um canal onde se discute tudo sobre relacionamentos, voltado para um público-alvo de 20~30 anos, com uma identidade visual e vídeos que parecem que saíram de uma festa infantil. Daria certo? Dificilmente.
O que é preciso ser dito aqui é que a Internet quebrou as barreiras geográficas. Nela, você, independente de onde mora, está igualmente perto de qualquer outro ser humano do planeta.
Por isto aquela ideia que temos – que vem da TV – de que é preciso atingir milhões o tempo todo para ficar “catando” quem gosta do que você está apresentando já ficou pra trás.
A internet possibilita nichos, ou seja, grupos de pessoas que partilham dos mesmos gostos. E muitas vezes um nicho pode ser pequeno, bem específico, mas muito lucrativo e ativo.
É mais negócio você definir o seu nicho e focar nele, sendo bem específico, do que tentar “chutar pra todo lado”. Inscritos engajados valem muito mais do que inscritos aleatórios, que se inscrevem no seu canal no Youtube e voltam vez ou outra.
Para definir seu público-alvo, pense: Quem é a pessoa ideal que você quer atingir? Quantos anos tem esta pessoa? É homem ou mulher? O que esta pessoa faz? Estuda? Trabalha? Quais horários serão mais propícios para que elas estejam online? A qual região do país esta pessoa pertence? Quais são os hobbies desta pessoa? Qual o grau de escolaridade? São casados? Solteiros? Possuem animais de estimação? O que elas não gostam de fazer?
As perguntas acima foram apenas sugestões. Você precisa fazer perguntas que façam sentido para o seu TEMA. Por exemplo, se você quer criar um canal no Youtube sobre dicas para cachorros, é relevante saber se o seu público-alvo possui um cachorro ou vai adquirir. Se você estiver fazendo gameplays, muito dificilmente esta pergunta vai ter a mesma relevância.
O que você pretende fazer em seu canal no Youtube?
Tendo em mente o TEMA e o Público-alvo do seu canal, é hora de pensar no que você pretende fazer.
Só agora você vai pensar no tipo de vídeo que quer produzir para o seu canal no youtube. Vlogs (termo usado como diminutivo da expressão “video logs”, ou seja, gravações em vídeo sobre algo)? Vídeos no estilo “documentário”? Vídeos com imagens e vídeos e apenas a sua narração? Gameplays? Com facecam (alguns criadores de conteúdo de vídeogames costumam gravar, além do jogo e da voz, sua imagem, e colocar em algum lugar da tela) ou sem?
Definir o que fazer te ajudará no próximo passo do planejamento.
Qual o equipamento necessário?
Nesta etapa, o ideal é definir de maneira generalizada os equipamentos para o seu vídeo.
Por exemplo, não coloque aqui “Câmera Canon S110”, coloque apenas Câmera. Os modelos você decidirá depois, em uma pesquisa extremamente minuciosa de maneira a encontrar o melhor custo benefício.
Para te ajudar, listo agora alguns sets para alguns tipos de vídeos:
- Geralmente, vlogs necessitam de: câmera, tripé (ou não, dependendo de onde você for apoiar a câmera você consegue fazer sem um), iluminação, microfone, computador e software para edição.
- Gameplays necessitam de: câmera (caso opte por facecam), tripé ou apoio (ou não, dependendo de onde você for apoiar a câmera dá pra fazer sem), iluminação (caso escolha facecam), microfone, computador decente (por favor, não faça gameplays em computadores ruins, hoje em dia ninguém aguenta ver aquelas gameplays travando), software para edição, software para captura de tela (caso decida capturar direto no computador), console (caso opte por capturar no console), placa de captura (caso opte por console).
- Vídeos com imagens e vídeos da internet e apenas narração necessitam de: computador, software para edição, microfone.
Objetivo do seu Canal no Youtube
Ter um objetivo bem definido é fundamental. Se você estabelece um objetivo na etapa do planejamento, tem um norteador para todas as suas atitudes, porque elas terão que contribuir para que você alcance seu objetivo.
Para te ajudar e manter a sua motivação no seu canal no Youtube, pense em objetivos palpáveis. Não estabeleça como objetivo para o seu canal iniciante algo como “ter 3 bilhões de visualizações em uma semana”.
O que você quer com o seu canal? Onde você quer chegar? Qual é o seu objetivo ao fazer vídeos?
Este momento é importante porque ao fazer estas perguntas você percebe se realmente está disposto a ter um canal (e toda a responsabilidade e trabalho que vem junto), ou se era apenas “fogo de palha”. Desistir não é vergonha. De repente não é pra você e você descobriu agora. Normal.
Nome do seu canal no Youtube
Já fizemos uma postagem sobre a importância do nome do seu canal no Youtube, confira! Fizemos também uma postagem com as DICAS para escolher um nome fantástico para seu canal de vídeos do Youtube, este é leitura obrigatória e te ajudará bastante no processo.
Agora que você sabe o TEMA, o público-alvo, o que fará e o objetivo do seu canal, é hora de pensar no nome do seu canal. Não vou entrar em detalhes aqui porque já fizemos na postagem indicada, então leiam (e comentem)!
Observações adicionais para o seu canal no Youtube
Agora que você tem um planejamento bacana em mãos, opte por pensar um pouquinho mais e colocar aqui qualquer outra observação adicional que ainda não foi feita.
Exemplos: Ideias para divulgação, onde e como atingir o seu público-alvo, ideias gerais para a identidade visual, etc.
Não planeje a identidade visual no planejamento do canal. Use o planejamento na hora de fazer a identidade visual. É o planejamento que vai te dar uma noção melhor de como estruturar todo o seu canal no Youtube.
Canais de sucesso no youtube
Lily Singh – É a única mulher na lista dos 10 youtubers mais ricos do ano passado. Em 2017 faturou 8, 9 milhões de euros.
Smosh – A dupla constituída pelos comediantes Hecox e Anthony Padilla ganharam 9,3 milhões de euros em 2017.
Ryan Toysreview – Lá diz o ditado que de pequenino se torce o pepino e o pequeno Ryan, de apenas 5 anos, amealhou no porquinho em 2017 mais de 9 milhões de euros com os seus vídeos a experimentar brinquedos.
Jake Paul – Com 21 anos, natural de Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos, no ano passado engordou a conta bancária com 9,7 milhões de euros.
PewDiePie – Com 61 908 269 de subscritores os vídeos o sueco Felix Arvid Ulf Kjellberg ganhou 10,2 milhões de euros.
Logan Paul – É irmão do youtuber Jake Paul (na 7ª posição) e faturou 10,6 milhões de euros.
Mark Plier – É considerado um dos youtubers mais influentes e, com 28 anos, o havaiano somou mais de 10 milhões.
Dude Perfect – O grupo constituído por Coby Cotton, Garrett Hilbert, Cory Cotton, Tyler Toney, Cody Jones perito em fazer acrobacias desportivas amealhou mais de 11 milhões.
Vanossgaming – 12 milhões de euros foi quanto entrou na carteira do especialista em videojogos.
Dan TDM – 26 anos, 14 milhões de euros e 18 431 994 de subscritores no seu canal atiram Dan TDM para a liderança do ranking.
Conclusão
Pronto! Comecei este post te perguntando se um engenheiro constrói uma casa sem planejamento, e espero que agora você entenda a importância de se planejar o seu canal no Youtube e ja tirou todas sua divida de de como criar canal no Youtube
Se o seu objetivo é ter um canal de sucesso, é claro que dependerá de MUITOS outros fatores, principalmente o conteúdo. Mas, sem um planejamento, você caminha sem enxergar e vai pra qualquer lugar, caindo naquela velha frase de Alice no País das Maravilhas: “pra quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”.
Se a dificuldade de crescer no Youtube hoje é incrivelmente alta, imagina para aquele que não planeja.
A sorte pode te ajudar, mas sorte é quando preparação encontra oportunidade. Sem preparação, a oportunidade vem e vai embora, e você às vezes nem percebe.
Planeje o seu canal, agora que você ja sabe como criar canal no Youtube
Antes disto, peço que dedique um tempinho para ir até o fim desta página e COMENTAR! Diga o que achou da postagem! Quais dúvidas surgiram ao ler? Quais temas você sugere para as próximas?
COMPARTILHE este post em seu Facebook e Twitter utilizando os ícones do topo da página!
SIGA o Criadores de Conteúdo nas REDES SOCIAIS e não perca nenhuma informação: Facebook e Youtube.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.