Qual deve ser a duração ideal do seu vídeo do Youtube? Já pensou nisto? Quanto tempo as pessoas estão dispostas a passar assistindo a um vídeo no Youtube? Muita gente fala que vídeos do Youtube precisam ser curtos. Tem gente que prefere vídeos mais longos e detalhados. Existe um tempo ideal de duração para vídeos na internet?
Neste post discutiremos o tempo de um vídeo, com dicas para você saber quanto tempo deve durar o seu vídeo do Youtube!
Valorize o tempo das pessoas
Você que já acompanha o Criadores de Conteúdo há algum tempo deve ter decorado nossa regrinha de ouro: INTERNET = PESSOAS.
Deixa eu te fazer uma pergunta: Quanto vale o seu tempo?
Provavelmente MUITO. Tempo é uma “moeda” que não tem volta. Cada segundo que passa, se foi. O dia tem 24 horas e às vezes você tem muitos afazeres. As coisas estão evoluindo, o mundo está cada vez mais exigindo que nos tornemos seres humanos multitarefas. Nossa sensação é a de que o tempo está passando cada vez mais rápido.
Já fizemos uma postagem te dando dicas para você organizar melhor o seu tempo para conciliar seu canal do youtube com outros afazeres. Agora vamos falar dos outros. De quem te assiste.
Em diversas postagens aqui do Criadores de Conteúdo eu tento ressaltar que você precisa valorizar o tempo das pessoas. Lembra de quando falamos sobre os motivos pelos quais as pessoas se inscrevem em um canal do Youtube? Pois é.
Dentre outras coisas, para crescer no Youtube você precisa entregar valor nos seus vídeos e respeitar o tempo de quem te assiste.
Já adiantando a conclusão: não existe tempo ideal para um vídeo, desde que se respeite o tempo de quem irá assisti-lo e cumpra a sua proposta de maneira concisa.
Qual o tempo ideal para o meu vídeo do Youtube?
Vamos começar analisando a afirmação anterior:
Não existe tempo ideal para um vídeo, desde que se respeite o tempo de quem irá assisti-lo e cumpra a sua proposta de maneira concisa.
A primeira questão, respeito ao tempo de quem assiste, já foi trabalhada. Você precisa entender que as pessoas não possuem todo o tempo e disposição do mundo para assistir a você. Tem que entender também que ao lado do seu vídeo existem sugestões para diversos outros vídeos relacionados. Com um clique, a pessoa sai do seu vídeo.
Youtube Watch Time ou Tempo de Visualização / Retenção de Público
Não vou entrar em detalhes sobre este aspecto aqui porque pretendo fazer uma postagem só sobre isto no futuro.
Porém, você precisa saber que o tempo de visualização de um vídeo é hoje o fator que o Youtube considera como de maior relevância para definir a importância do seu vídeo.
Por hora, convém te dizer que:
- Quanto mais pessoas assistem o seu vídeo por completo, melhor.
- Quanto mais o seu canal e seus vídeos prenderem a atenção das pessoas, melhor.
- Quanto mais o seu canal contribui para que as pessoas fiquem no Youtube, mais relevante ele será para o próprio site.
A DICA: Faça vídeos que sejam “assistíveis” até o final. Que prendam a atenção das pessoas até o final. Entregue valor e respeite o tempo das pessoas.
Evite ser repetitivo
Fale apenas uma vez. Siga em frente.
Muitos vídeos pecam neste aspecto: a pessoa não se programa, faz um roteiro pautado em tópicos apenas (ou nem faz), liga a câmera e começa a falar.
Não digo que é obrigatório fazer um roteiro com cada palavra que for dita no vídeo e cada um tem uma maneira que funciona melhor, então encontre a que mais se encaixa para você. Tem gente que prefere roteiro por tópicos, tem gente que prefere roteiro completo, tem gente que prefere definir um tema e falar de cabeça. Vai de cada um.
O que é ruim é você ficar repetindo a mesma coisa várias vezes no vídeo. Isso acontece muito em vídeos de recados. A pessoa dá o recado, começa a falar de outra coisa, depois volta, repete o recado, fala mais, repete a mesma coisa, e quando vê, o vídeo tem 10 minutos sendo que podia ter tido apenas 2.
A DICA: Assista seu vídeo durante a edição. Tente se policiar para não repetir coisas desnecessárias. Se for necessário que se repita algo, tenha um motivo para a repetição. É enfatizar? É dar importância? Não repita só por repetir e nem encontre um motivo após a repetição ter acontecido. Se for ser repetitivo, que seja algo intencionalmente planejado ANTES dela ocorrer.
Seja o mais breve possível
A DICA é: seja o mais breve possível.
Não estou dizendo aqui que vídeos de 1 a 5 minutos são ideais, nem que vídeos de 30 minutos são abomináveis. O que você precisa entender é que cada vídeo deve durar o tanto que ele precisar durar.
Como assim? A primeira coisa que você tem que fazer é planejar o seu canal do Youtube, e junto com ele o seu vídeo.
Pense no que você quer criar. Que tipo de vídeo? Qual o seu objetivo com aquele vídeo? O que você quer que aquele vídeo entregue de valor para quem o assistir? Qual o formato do vídeo? Qual o seu público-alvo?
Vamos exemplificar: no seu planejamento você definiu que quer fazer um vídeo no estilo DROPS de notícias sobre tecnologia, falando sobre várias notícias diferentes, para um público-alvo de 18 a 30 anos de idade.
Vídeos de DROPS são aqueles vídeos de notícias rápidas. Geralmente compostas de 2 ou 3 frases para anunciar o fato ocorrido, falar dos elementos principais e passar para o próximo. DROPS geralmente deixam fontes como referência para que o público possa saber mais se houver interesse. Se foi isso que você definiu, não faz sentido criar um vídeo de DROPS que demore 15 minutos e que gaste 5 minutos pra falar de cada notícia. Além de incompatível com o formato, é incompatível com o planejamento e seu vídeo NÃO PRECISA demorar 15 minutos.
Mais um exemplo: no seu planejamento você definiu que quer fazer um vídeo de TUTORIAL sobre como fazer uma foto de capa para um canal do Facebook em 2015, para um público-alvo de 13 a 40 anos de idade.
Vídeos de TUTORIAL precisam avaliar muito bem o seu público-alvo. Se for um tutorial mais avançado, o público-alvo precisa ser pessoas que compreendem o básico. Isto pode ser legal em casos específicos com objetivos bem definidos, mas de uma maneira geral, o público que procura este tipo de TUTORIAL que você planejou é mais leigo. Não faz muito sentido que o seu vídeo tenha 1 minuto, e você o apresente usando termos complicados e acreditando que está falando para pessoas experts no assunto.
O ideal é que você comece o vídeo mostrando o que fará, um exemplo do resultado pronto, e depois passe à explicação. Recomendo dar uma olhada na postagem em que falamos de Marketing e Marketing de Conteúdo à serviço de seu canal do Youtube, lá a gente discute um pouco da estrutura do vídeo, de maneira bem interessante. Um vídeo bem detalhado sobre isto pode demorar 5 minutos, ou 10, ou 20, ou 30 minutos.
Neste caso, entra a questão de se preocupar em valorizar o tempo das pessoas. Se você consegue fazer o seu TUTORIAL COMPLETO em 10 minutos, faça. Seja breve, seja conciso, seja objetivo, mas não deixe que isto o impeça de explicar o que precisa ser explicado.
Exemplo real
Observe o vídeo abaixo. Clique PLAY e assista. Faça este esforço. É um dos primeiros vídeos do HSOGameplays:
A primeira observação: A thumbnail não é a original. Atualizei algumas vezes, seguindo minha evolução no Photoshop e o que a gente fala na postagem que te ensina DICAS para fazer thumbnails matadoras para o seu canal.
Agora vamos para a análise do vídeo:
O áudio está ruim (mas aceitável, com um pouco de esforço), a qualidade de imagem tá ok e por alguma razão eu acrescentava imagens aleatórias em cima do vídeo da gameplay e colocava música de fundo. Coisas que a gente vai aprendendo a não fazer, normal.
O que quero focar aqui é um erro clássico que cometia e tento sempre cortar: falar demais no início.
Eu achava que precisava explicar o que eu tava pensando ao fazer o vídeo. Notem que neste vídeo a gente demora 2:19 minutos “explicando” o vídeo, para só então COMEÇAR o vídeo. Ao todo, ele tem duração de 5:45. Hoje, se eu fosse refazer este vídeo, faria uma introdução rápida de não mais do que 20 segundos e já passaria a exibir a cena onde Deadpool humilha o Wolverine, que se encontra desmaiado. O vídeo teria cerca de 3 minutos e seria muito mais agradável pra quem o assiste.
Você NÃO precisa se explicar para as pessoas. Não precisa sair do tema. Não precisa falar sobre o que você estava pensando na hora de fazer o vídeo se este não é o seu objetivo com o vídeo. Você precisa planejá-lo e definir bem o que você quer para ir direto ao ponto e gastar o tempo necessário para que seu vídeo tenha sentido, sem ficar repetitivo.
Claramente eu não valorizei o tempo das pessoas neste vídeo, não fiz com que ele se tornasse interessante. O grande chamativo é o fato de estar legendado e ser uma cena engraçada do Deadpool – The Videogame.
Abrindo um parêntese aqui: notem como é importante fazer uma análise de si mesmo e buscar evoluir e aprender. Quando digo que todo criador de conteúdo precisa ter um compromisso de fazer cada vídeo novo ser melhor do que o anterior, que precisa anotar o que ficou ruim e evitar, é exatamente por isto. Hoje estou longe da perfeição – e jamais atingirei isto, porque sempre quero continuar melhorando – mas com certeza os vídeos estão melhores do que quando comecei. É este tipo de evolução que você precisa buscar, a evolução SUA como Criador de Conteúdo, e eventualmente a evolução do SEU CONTEÚDO. O público vai chegando. Fecha parêntese.
Voltando ao vídeo: qual era o objetivo dele? Mostrar a cena engraçada onde Deadpool humilha o Wolverine. O que eu fiz? Mostrei a cena, mas falei pra caramba no começo, o que muito provavelmente irritou bastante gente e diminuiu o interesse das pessoas. Muita gente talvez tenha pulado esta parte inicial para “ir direto ao ponto”, e outros simplesmente fecharam o vídeo. Alguns provavelmente deram dislike e eventualmente xingaram nos comentários.
A duração do seu vídeo afeta até mesmo esta questão de “haters” e comentários negativos. Falaremos sobre isto em outra postagem. Sobre haters, recomendo ler esta postagem onde dou uma DICA para lidar com seus haters, fazendo-os trabalhar para você.
Conclusão
Como vimos, não existe duração ideal para um vídeo no Youtube. Seu vídeo tem que durar o tempo que ele precisa durar, desde que ele TENHA UM PROPÓSITO para durar aquele tempo.
Seguindo estas dicas você já está no caminho certo para concluir quanto tempo seu vídeo do Youtube precisa ter de duração.
Vamos parar por aqui, porque já te enchi de informações. O tema não se esgotou e ainda temos muito a discutir para te ajudar a otimizar os seus vídeos. Existem outros elementos fundamentais para te ajudar na retenção de público e na definição da duração do seu vídeo do Youtube, mas falaremos deles em outra postagem.
Fique ligado na editor de video!
Como sempre, COMENTA aí o que achou da postagem! Quais dúvidas surgiram? Quais experiências você pode compartilhar conosco? Quais suas sugestões de temas para as próximas postagens?
Siga a editor de video nas Redes Sociais para mais informações bacanas sobre criação de conteúdo: Facebook, Twitter, Youtube.
- tempo ideal para videos,
- tempo ideal video facebook,
- tempo video instagram 2018,
- tempo video youtube,
- tempo de video no instagram,
- duração de video no youtube,
- limite de duração video instagram,
- qual o tempo ideal para video no youtube,
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.