Encheção de saco ou Divulgação

0 Flares Twitter 0 Google+ 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Divulgar parece ser o GRANDE problema de muita gente (de fato, perguntei em nossa fanpage qual o maior problema que vocês enfrentam e a maioria das respostas foi sobre o tema).

Você tem um canal do youtube e não sabe onde divulgar ou como fazer a divulgação? Quer divulgar seu blog e não sabe aonde? Precisa divulgar seu site mas ninguém se interessa? CUIDADO!

 Às vezes você acha que está divulgando seu trabalho quando na verdade está fazendo a “encheção de saco” que muita gente faz (muitos sem perceber!).

Este post tem o objetivo de discutirmos um pouco mais sobre o tema e tentar esclarecer para você quando é divulgação e quando é encheção de saco.

DIVULGAR CANAL / SITE / BLOG EM TODO LUGAR?

Um erro extremamente comum e que já discutimos AQUI, mais especificamente no tópico 2, é acreditar que divulgação é espalhar o seu trabalho para o maior número de pessoas independente de qualquer coisa. ERRADO.

Em tese pode parecer uma excelente ideia, mas na prática não é bem assim: você vai ser um CHATO. E ninguém gosta de chatos ou se interessa pelo trabalho deles.

Vejamos alguns erros clássicos de divulgação: Você gasta dinheiro com divulgação por conta própria sem fazer nenhum tipo de pesquisa prévia de quem é o seu público alvo, pede o tempo todo pros amigos compartilharem (e alguns compartilham por pena ou solidariedade – desculpe, mas sejamos francos!) suas coisas, adiciona pessoas no Facebook achando que quanto mais amigos, mais divulgação, e o pior : toda vez que faz um vídeo novo ou postagem nova envia o link pra TODO mundo via mensagem pessoal ou Skype, mesmo não conversando com ninguém.  Se identificou? Calma, tem mais!

Você envia mensagens a pessoas dizendo “se escreve no meu canal” (sim, com erro ortográfico, o que tira ainda mais credibilidade do que quer que você esteja divulgando) antes mesmo de se apresentar para a pessoa, visita outros canais do youtube ou blogs e comenta “visitem meu canal / blog”, entra em fóruns e grupos de divulgação e aparece lá uma vez ou outra pra postar 20 vezes “se inscreve no meu canal -link aleatório”, e depois desaparece até ter outro vídeo para repetir a mesma coisa.

Cria um twitter e uma fanpage e só faz tweets ou postagens pedindo as pessoas para visitarem ou se inscreverem… e por aí vai. A lista é longa e todos os dias as pessoas continuam repetindo as mesmas coisas e colhendo os mesmos resultados: ZERO visitas e MUITA frustração.

Diante desta situação, os fracos optam pelo caminho mais fácil: culpar o Facebook, o Twitter, o Youtube, a saturação dos blogs e canais do youtube, que “monopolizam e não deixam os pequenos crescerem”.

E neste mar de frustrações, continuam o loop eterno de erro -> colher o mesmo resultado -> repetir o erro.

Existe uma célebre frase erroneamente atribuída a Albert Einstein, Benjamin Franklin, Vaas do Far Cry 5 e inúmeros outros políticos que diz que “Insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”.

Não discutiremos aqui quem foi o verdadeiro autor ou se esta é a correta definição de insanidade, apenas peço que nos atenhamos ao fato importante : a frase faz total sentido quando falamos de divulgação. Se suas estratégias estão erradas, por que repetir o erro e esperar que milagrosamente elas funcionem?

Falamos dos fracos, mas os fortes travam um caminho mais complicado: ao invés de tentar achar um culpado externo, eles pensam: “o que EU estou fazendo de errado?

Como EU posso fazer para aproveitar as diversas mídias e fazer com que meu trabalho seja visto por mais pessoas?”.

Notaram a diferença de perspectiva? Este vai ser o sujeito que vai correr atrás de informação e buscar, através de várias maneiras – inclusive da tentativa e da análise do que funcionou e do que não funcionou – fazer a coisa dar certo.

O primeiro passo para entender o processo de divulgação e como divulgar um blog, site ou canal do youtube a gente já deu: saber que precisamos entender PARA QUEM divulgar.

Leia atentamente o tópico 2 e siga as dicas para montar o seu avatar.

Tá, montei, e agora?

MONTE A SUA ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO DE CANAL DO YOUTUBE / SITE / BLOG

Deixa eu te perguntar uma coisa: qual a SUA estratégia de Divulgação? Antes de continuar a leitura deste post, tire um tempinho para refletir. Seja sincero com você mesmo. Você tem uma?

Vamos fazer uma brincadeira: desça até o final do post e comente lá, com sinceridade, neste exato momento, como é a sua estratégia de divulgação. Responda as seguintes perguntas: Como você faz para divulgar seu trabalho? Quais são os resultados obtidos? Você está satisfeito com eles? Se pudesse mudar uma única coisa em sua estratégia, o que seria?

Comenta lá!

Agora que você comentou, vamos continuar.  Antes de falarmos sobre estratégias de divulgação, precisamos discutir um conceito: A BASE e os POSTOS DE OBSERVAÇÃO. Esta é uma tradução que eu mesmo dei a um conceito de um famoso expert em mídias sociais chamado Chris Brogan, que popularizou a estratégia em 2008 (do original “The Home Base and Outposts strategy“).

A estratégia em si foi criada focando em um site (e eventualmente poderemos em um momento futuro falar mais sobre o tema), mas eu modifiquei os conceitos para adequar ao seu canal do Youtube, por exemplo. Caso você esteja lendo esta postagem e não possui um canal do Youtube, não tem problema. Vale para tudo!

Encheção de saco e dilvulgação

A imagem acima é uma representação visual do conceito de BASE e POSTOS DE OBSERVAÇÃO.

É possível notar que o seu site encontra-se na posição central, e todas as redes sociais o rodeiam.

Estão listadas algumas das redes sociais mais famosas na atualidade, mas pode ser qualquer uma rede relevante para o seu mercado, inclusive redes que ainda não existem e que possam existir no futuro, já que sabemos que redes sociais aparecem e desaparecem rapidamente (lembram do Orkut?).

Mas o que isto quer dizer? Uma base é o ponto central de um agrupamento militar, por exemplo. Para proteger a base, eles estabelecem postos de observação nos arredores: construções mais simples que servem apenas para aumentar a proteção, geralmente localizadas em pontos privilegiados e estratégicos. Assim, um único soldado poderia ficar vigiando e alertar a base caso alguma coisa acontecesse ou desse errado.

No Marketing de mídias sociais, o seu site é a base. Os postos de observação serão as redes sociais e terão funções estratégicas: observar, identificar e gerar tráfego direcionado ao ponto central. Entendeu?

As redes sociais são ferramentas poderosas que, caso sejam exploradas da maneira correta, podem ajudar MUITO na divulgação de seu site / canal do youtube / blog.

Porém, se usadas da maneira errada, farão exatamente o oposto: afastarão pessoas e afetarão diretamente a sua credibilidade. Credibilidade é crucial para que qualquer empreendimento online dê certo.

Não se constrói credibilidade de um dia para o outro. O processo de construção de credibilidade leva meses (até mesmo anos).

E credibilidade, assim como confiança, é algo curioso: você custa a conseguir, mas perde muito rápido. Divulgação errada, leia-se “encheção de saco a pessoas que não têm nada a ver com o seu avatar”, contribui DIRETAMENTE para que sua credibilidade vá para o saco. 

Por isto é fundamental definir o seu avatar antes de partir para as Redes Sociais. Desta forma, as chances de você atingir o público correto são cada vez maiores. Sério, isto é importantíssimo. Se estiver divulgando de maneira errada, pare o quanto antes. Pare agora. PARE.

A sua estratégia de divulgação precisa ser montada levando em consideração seu avatar.

Sabendo suas principais características, é possível definir algumas coisas fundamentais, tais como: horário certo para postagens, tipo certo de postagens, abordagem correta nas postagens, call to actions corretas a serem utilizadas, número ideal de postagens, etc.

Conhecer o seu avatar também te dará uma noção de quais redes sociais utilizar. Lembre-se: hoje em dia são tantas redes sociais disponíveis, cada uma com seu estilo e ecossistema próprios, que é impossível que seu canal do youtube / site / blog esteja presente em todas elas. Aliás, vou mais a fundo: estar presente em TODAS elas ao mesmo tempo é uma estratégia extremamente arriscada e que pende ao fracasso.

Existe outra frase célebre, esta atribuída a Herbert Bayard Swope, editor e jornalista americano e primeiro vencedor do Prêmio Pulitzer, que diz o seguinte: “Não posso oferecer a você uma fórmula infalível para o sucesso, mas posso oferecer uma fórmula para o fracasso: tentar agradar a todos o tempo todo”.

Esta frase é fundamental e corrobora o que estamos discutindo aqui: às vezes, seguindo aquela noção errada de que precisamos divulgar para o maior número de pessoas, tomamos o passo que parece ser natural e nos cadastramos em TODAS as redes sociais que conhecemos.

O grande problema disto é que é extremamente difícil de dar suporte em tantos lugares ao mesmo tempo. E se tem uma coisa pior do que a ausência de suporte é a existência de um suporte ruim.

Portanto, grave isto: TODAS as vezes que você pensar em abrir um canal de comunicação diferente com o seu público, tenha certeza que terá como cuidar deste canal de maneira eficiente e satisfatória.

Se você vai criar um Skype para falar com os seus inscritos ou seguidores, tenha certeza de que terá tempo para atender a eles individualmente. Afinal, o Skype é um programa de bate-papo individual.

Se for criar um twitter, certifique-se de estar presente e se comunicar com quem te segue. O mesmo vale para o Facebook, Linkedin, Instagram, Snapchat, Whatsapp, etc.

Além disto, tenha certeza que estudou como funciona, qual o tipo de público e do que se trata cada rede social. O Twitter, por exemplo, é uma rede de conversa rápida, de links curtos, de interações mais urgentes e instantâneas. Sua limitação de 140 caracteres por tweet e a forma como os usuários usam a rede dizem isto.  

Não adianta querer usar o Twitter para postar um texto completo, é simplesmente incompatível com tudo o que a rede faz.

 Entender o ecossistema de cada Rede Social é fundamental para montar uma estratégia de divulgação de sucesso.

Notaram como divulgação é um tema mais complexo do que simplesmente enviar links para pessoas pedindo que visitem seu site, blog ou canal do Youtube? Ainda temos MUITO a discutir sobre isto e esta postagem já trouxe informações demais. Portanto, encerraremos por aqui e falaremos mais sobre divulgação em um momento posterior.

Se você leu até aqui, peço duas coisas: a primeira é desculpas pelo tom agressivo e provocativo do texto.

Ele foi intencionalmente escrito assim para cutucar você e te deixar inquieto (a) e com dor de cabeça, e, com isto, te forçar a pensar em mudar e tomar uma atitude.

Meu segundo pedido é que você compartilhe este post em seu Facebook, Twitter e Google+ utilizando os botões abaixo da imagem inicial, para que mais pessoas possam ter acesso a este conteúdo.

P.S.: Já ia me esquecendo! Lembra da nossa brincadeira? Agora volta lá nos comentários, releia seu comentário e responda-o com ideias e insights que você teve ao ler este post.

Comente também sobre o que achou, quais são as dúvidas que ainda permanecem e quais assuntos você gostaria de ver aqui no editor de video!

gostou então comenta ai.

Observe a imagem:

Comentários

Sobre Adilson Zanardi

O site editor de vídeo é um site focado em edições, pensando sempre em ajudar com dicas, cursos e produtos que facilita o profissional na hora da edição de um vídeo.

Nosso site vem ganhando autoridade na internet e conseguimos ser referencia no Brasil como produção de vídeos para empresas e pessoal.

Já criamos milhares de vídeos virais na internet, inclusivo vídeo com mais de 1 milhão de visualizações no Youtube.

Nosso estúdio de editor de videos se localiza na cidade de Pinhalzinho SP.
Criador de videos
E o segredo de tudo, está em Jesus.

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." Salmos 1:1-3

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.