Home Acessorios como editar um arquivo pdf

0 Flares Twitter 0 Google+ 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O que é PDF

PDF é uma extensão de arquivo em um formato proprietário pertencente à empresa norte-americana Adobe.

extensão
é a parte final do nome do arquivo, que aparece após o ponto.
Exemplo:
arquivo.PDF
autodidata.PDF
formato proprietário
significa que o formato no qual o arquivo é gravado não pode ser utilizado livremente, dependendo para isso de autorização da empresa proprietária. Essa autorização normalmente envolve o pagamento de direitos ou “royalties”.

PDF significa “Portable Document Format”: Formato de Documentos Portável. O programa que lida com arquivos .PDF chama-se Adobe Acrobat.

Apesar de ser detentora dos direitos sobre o formato, a Adobe distribui gratuitamente um leitor chamado Acrobat Reader, um programa que permite que se visualize e imprima os arquivos PDF.

Clique no logotipo ao lado para baixar o leitor de arquivos .PDF

O grande trunfo do formato PDF é a consistência obtida em todos os tipos de computadores, ou seja, o documento aparecerá de maneira idêntica, qualquer que seja a plataforma onde ele estiver sendo lido ou impresso. Graças a essa capacidade, o formato PDF tornou-se praticamente um padrão mundial de distribuição de documentos.

Há várias formas de se produzir um documento PDF. O mais comum é a aquisição do programa Acrobat. Apesar de ser caro, ele dá mais flexibilidade, autonomia e qualidade na produção. Outra opção é a utilização de editores de texto: as versões mais novas do WordPerfect, Word e Word Pro são capazes de salvar arquivos nesse formato. Há ainda uma terceira opção, menos flexível, mas adequada a pequenas produções: é a geração de arquivos PDF online no site da Adobe.

Clique no logotipo ao lado para utilizar o serviço PDF online.

Como todos os demais programas comerciais, o leitor e o serviço online acima descritos são sujeitos a licenças de uso, as quais devem ser cuidadosamente lidas pelo usuário antes de serem aceitas.

Dicas para leitura de arquivos PDF

Apesar das constantes melhorias tecnológicas, a leitura de textos no computador ainda é um pouco cansativo. A isso se alia a falta de sensibilidade de quem produz os arquivos PDF. É comum encontrar-se textos de duas colunas e de letras miúdas, que forçam o leitor a fazer várias rolagens de tela para ler uma única página. Mas algumas dicas podem ajudá-lo a ler com um pouco mais de conforto, ganhando tempo e economizando um pouco de papel:

  • Ao se clicar sobre um arquivo PDF, o Acrobat Reader é incorporado ao navegador, diminuindo o espaço útil para o texto. Por isso, sempre salve o arquivo em disco. Para lê-lo, dê um duplo clique no nome do arquivo a partir do Windows Explorer.
  1. clique com o botão direito sobre o link que leva ao arquivo;
  2. escolha Salvar Destino como… (o nome desta opção pode mudar de acordo com o navegador utilizado).
  3. escolha uma pasta onde o arquivo deverá ficar e salve-o;
  4. abra o Windows Explorer;
  5. localize a pasta onde o arquivo foi salvo;
  6. dê um duplo clique no arquivo.
  7. Obs.: caso o arquivo já esteja aberto no navegador é possível salvá- lo simplesmente clicando-se no pequeno disquete que aparece no alto à esquerda do texto.
  • o tamanho das letras do texto varia conforme a resolução da tela utilizada pelo usuário. O Acrobat Reader oferece três formatos-padrão: para encontrar a visualização mais confortável, experimente os três clicando nos ícones. Para maiores detalhes é possível também efetuar aproximações (“zoom”).
  • se o texto for muito longo, imprima-o e leia em papel. Use o arquivo apenas para buscas por palavras e consultas futuras.

A sigla inglesa PDF significa Portable Document Format (Formato Portátil de Documento), um formato de arquivo criado pela empresa Adobe Systems para que qualquer documento seja visualizado, independente de qual tenha sido o programa que o originou.

Por exemplo, um documento criado no Microsoft Word quando é convertido para o formato PDF, poderá ser visualizado em outros dispositivos de forma idêntica ao documento original, independente de ter ou não o programa Word instalado.

A grande vantagem dos arquivos PDF é a capacidade de manter a qualidade do arquivo original, seja um texto ou uma imagem.

Para produzir arquivos no formato PDF, o usuário poderá adquirir o programa Acrobat, gerar arquivos diretamente dos programas gráficos (Photoshop, Illustrator, CorelDraw, etc.), ou ainda, converter outros formatos além do Word, como imagens com a extensão .png ou documentos HTML.

Acrobat Reader é o programa de leitura de PDF e é distribuído gratuitamente pela Adobe. É através deste programa que o usuário consegue visualizar ou imprimir um documento que tenha a extensão “.pdf”.

Como editar um arquivo pdf

como editar um arquivo pdf

como editar um arquivo pdf

Se estes tais documentos PDFs não forem protegidos, vc pode ir na opção EDIT do seu programa de .pdf e selecionar alguma opção do tipo ” select all ” ou ” select all text “, depois vc clica em cima com o botão direito do mouse e na janellinha deve ter uma opção do tipo ” copy to clipboard ” ou coisa parecida, selecione essa opção.
Agora abra um documento no word, ou até no documento que vc esteja trabalhando mesmo, e clique novamente no botão direito do mouse e selecione COLAR, pronto , o texto do pdf estará no word sem dificuldade alguma ou até no wordpad, excel etc
Agora tem documento PDF que não seleciona de jeito nenhum por serem bloqueados para edição, aí vc terá q usar um soft apropriado, eu uso um gratuito excelente, o SOME PDF TO WORD CONVERTER e é muito simples de usar, vc clica em FILE e depois OPEN FILE e procura o seu documento pdf , clica nele e depois que o programa importar ele , vc o seleciona e clica no botão no canto inferior esquerdo para a conversão , e espera oprocesso terminar que o texto será aberto no word automaticamente.

Para abrir no word.
Como converter pdf para texto.

Free PDF Text Reader converte arquivos PDF para texto muito rápido suporta a abertura de arquivos PDF e impressão de textos, copiar o texto para a área de transferência, seleção de páginas.
O programa é freware (gratuito) e sem propaganda.
Localizi o arquivo PDF que se deseja converter e após clicar em open.
O programa é em ingles.
infelismente ele não copia arquivos protegidos.

Comentários

Escrever um comentário

25 agosto,2015