Você conhece alguém que acabou de ter a ideia de criar um canal no Youtube e já sai por aí “divulgando” e pedindo para as pessoas se inscreverem?
Já recebeu uma mensagem que diz: “Estou criando um canal, visita e se inscreve, ele vai ter -coloque promessas aleatórias aqui-“?
E aí, movido pela curiosidade, você clica no link.
Vai que é um canal incrível e você tá perdendo, né?
Quando você entra no canal, não tem absolutamente nada lá. Nem a foto de capa e o ícone a pessoa trocou.
Mais uma vez, você perdeu tempo. Assim como nas outras 10.547 vezes que recebeu esta mensagem.
O que você faz?
Muito provavelmente fecha a página e segue a sua vida, certo?
Pois é. É o que acontece com as pessoas quando você acha que apenas divulgar a sua maravilhosa ideia vai resultar em ganhar inscritos para o seu canal do Youtube.
Você sabe por que isto acontece? Neste post falaremos um pouco sobre o assunto, te dando 7 motivos para NÃO ignorar a frequência de vídeos no seu canal no Youtube.
Para não ficar uma leitura cansativa e uma postagem imensa, dividi este texto em 7 partes, e vou postar uma parte por dia durante esta semana.
Aumente o Público do seu Canal no Youtube de Maneira Efetiva
O objetivo deste post é te mostrar a importância de se ter uma frequência de vídeos bem definida e como APENAS isto já te ajudará muito no crescimento de seu canal.
Entender que você precisa ser frequente é fundamental para criar um canal de sucesso no Youtube. Ao concluir a leitura das linhas e parágrafos abaixo, bem como desta série completa sobre frequência de vídeos, espero que você perceba que de NADA adianta divulgação sem frequência.
Quando você cria um Canal no Youtube com o objetivo de fazê-lo crescer, é necessário ter em mente que você está estabelecendo um compromisso público com o mundo. Você TEM que continuar postando vídeos, com frequência.
Um vídeo pode viralizar, atrair a atenção de milhões de pessoas, mas ele JAMAIS vai ser suficiente para fazer com que as pessoas se inscrevam e voltem todos os dias em seu canal, se não houver outros vídeos.
[Tweet “Um vídeo pode viralizar mas ele JAMAIS vai ser suficiente para fazer com que as pessoas se inscrevam e voltem todos os dias em seu canal”]
Duvida? Procure qualquer vídeo viral de canais que não estão buscando crescer e não tenham outros vídeos e você verá. É comum encontrar vídeos com milhões de visualizações em canais com 4, 10, 100 inscritos.
Por que então as pessoas não se inscrevem no canal se assistem a um vídeo com milhões de visualizações?
Por uma série de fatores. Dentre eles, a ausência de frequência de vídeos.
Antes de continuarmos, recomendo que você leia a postagem onde discutimos os motivos pelos quais uma pessoa se inscreve em um canal do Youtube, todo criador de conteúdo que se preze deve saber disto, então corre lá, dá aquela lida bacana, e depois volta para continuarmos, beleza? Vai ajudar MUITO em seu canal.
Além disto, é fundamental que você veja a postagem onde te mostro como fazer um planejamento para um canal de sucesso. Sem planejamento, ninguém sai do lugar.
Agora sim: você tá PRONTO para fazer o seu CANAL NO YOUTUBE CRESCER? Então continua lendo!
1 – Frequência incentiva as pessoas a se inscreverem em seu Canal no Youtube
Você lembra de quando criou o seu PRIMEIRO vídeo?
Muito provavelmente você achou que estava fantástico e não via a hora de compartilhá-lo com o mundo!
Ah, se várias pessoas olhassem o seu canal, com certeza elas iriam se inscrever e você iria crescer no Youtube! Tanta coisa que você tem em mente planejada! Não tem como dar errado!
Quando chega na prática as coisas não são como você esperava.
Pouquíssimas pessoas chegarão de maneira orgânica em seu vídeo. Você precisará trabalhar exaustivamente na divulgação dele.
Aí você sai por aí, divulgando, postando em grupos de divulgação, mandando mensagem privada no facebook, skype, twitter, linkedin, fóruns, whatsapp, comenta em vários canais pedindo as pessoas para assistirem e se inscreverem no seu canal do youtube, porque tem um vídeo fantástico.
Depois de postar o seu link em TODOS os lugares da internet, você volta ao seu vídeo, aperta F5 e NADA. Passa um dia, você volta lá, e todo o esforço em divulgação te trouxe 3 visualizações, 1 dislike, 0 comentários, 0 inscritos.
Você se frustra, culpa o Youtube, culpa canais grandes do Youtube, sai por aí se convencendo de que tá tudo saturado e que não vale a pena ter um canal no Youtube. 5 meses depois você tenta novamente e repete o mesmo ciclo de fracasso.
Por que isto acontece? Por que as pessoas não se inscrevem em seu canal quando chegam nele?
São várias razões: qualidade dos vídeos, falta de comprovação social, falta de identidade visual, falta de proposta clara, falta de elementos que facilitam o engajamento, etc. Eu poderia ficar o dia todo te mostrando razões pelas quais o seu canal não cresce. Uma delas é a falta de frequência de vídeos, justamente o tema deste post.
Quando existe uma frequência definida, as pessoas assistem a um vídeo e, se gostarem, sabem que voltando ao canal no dia X, na hora Y, haverá conteúdo novo. Ajuda mais ainda saber que, se clicarem em seu canal e forem em vídeos, terão vários ali para assistir.
Apenas o fato de você mostrar para as pessoas qual a frequência de vídeos do seu canal (e claro, cumprir esta promessa) já causa um grande impacto na hora dela pensar em se inscrever. Lembra do post sobre os motivos pelos quais as pessoas se inscrevem em um canal? Pois é.
[Tweet “Sem frequência de vídeos, NINGUÉM vai se inscrever em seu canal do Youtube”]
Conclusão
Caso queira saber um pouco mais sobre Frequência de vídeos, recomendo assistir ao vídeo que fiz falando sobre o tema, de maneira rápida, lá no canal do Youtube do Criadores de Conteúdo.
Continue lendo o Criadores de Conteúdo para ver mais sobre frequência de vídeos, ainda faltam 6 motivos que, como disse na introdução, serão fundamentais para te mostrar a importância deste tema para o crescimento do seu canal. Se você está lendo esta postagem na data em que ela foi ao ar, amanhã tem mais! Se você está lendo esta postagem no futuro, provavelmente já encerramos a série, então corre pra ler!
Se esta postagem foi útil para você, COMPARTILHA! Você pode compartilhar via Twitter ou Via Facebook utilizando os botões no topo da página ou enviando o link para os amigos e postando nos grupos que você faz parte! E, claro, deixe seu COMENTÁRIO ABAIXO!
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.