curso edicao de video

Home EDIÇÃO Os 5 melhores Codecs

3 Flares Twitter 1 Google+ 1 Facebook 1 Filament.io 3 Flares ×

Os 10 melhores Codecs

O que são Codecs?

Codecs nada mais são do que alguns arquivos responsáveis por fazer a codificação e decodificação de determinados arquivos de mídia. Eles permitem a compactação de arquivos, fazendo com que vídeos e músicas não ocupem tanto espaço do disco rígido, ao mesmo tempo em que mantêm qualidade visual e sonora.

Explicando de maneira resumida, codecs são códigos próprios de cada formato utilizados para diminuir um arquivo, permitindo economia de espaço. Para que o computador seja capaz de ler a informação contida nesses arquivos, é necessário que possua os codecs correspondentes instalados. É como se fosse um intérprete, capaz de entender e se comunicar nas mais diferentes linguagens. Mais detalhes podem ser encontrados no artigo “O que são codecs?”.

codec

codec

Pacotes de codecs

Atualmente existem diversos formatos de codecs diferentes, cada um deles sendo mais bem-sucedido que o outro no que diz respeito a compactar informações sonoras ou visuais. Devido a essa grande diversidade, é quase impossível saber o código utilizado em todos os arquivos que desejamos reproduzir no computador.

Por isso, se torna útil possuir um pacote de codecs instalado no computador. Estes programas possibilitam decodificar automaticamente os mais diversos formatos diferentes, dando mais comodidade a quem não quer ter dor de cabeça na hora de assistir a um vídeo ou escutar uma música.

01 – K-Lite Mega Codec Pack

Assistir a vídeos baixados na internet pode virar dor de cabeça. Eles podem vir em diversos formatos (DivX, MKV, XVID, MP4, 3GP, RMVB, entre outros) e para fazer cada um deles rodar é preciso baixar um codec específico e às vezes até um software específico. O K-Lite Mega Codec Pack é um pacote que simplifica tudo isso: ele instala os mais usados e configura seu computador para rodar diferentes tipos de mídia.

Além dos codecs, o K-Lite também acompanha um excelente software para rodar arquivos de mídia. O Media Player Classic é simples, leve e bastante eficiente, adiciona legendas automaticamente a arquivos de vídeo e roda diferentes tipos de mídia.

Outros recursos do pacote incluem o Tweak Tool, que procura codecs danificados e corrige possíveis erros, o MediaInfo Lite, que mostra detalhes de um arquivo de mídia, e o VobSub, para adicionar legendas SUB a filmes.

O K-Lite Codec Pack é ideal para reprodução de qualquer tipo de mídia no computador, e é extremamente simples. O melhor é que, com uma grande quantidade de codecs diferentes, não é necessário ficar procurando atualizações constantemente, já que são poucos os tipos de mídia que não são suportados por ele.

Ele é compatível com Windows XP, Vista, 7 e 8.

02 – XP Codec Pack

Diga adeus à incompatibilidade

O XP Codec Pack é um dos pacotes de codecs mais completos disponíveis atualmente, permitindo que você abra os formatos mais comuns de músicas e vídeos sem dificuldades. Junto aos diversos códigos, o programa ainda traz o Media Player Classic, um player de vídeo bastante completo e leve, que dispensa a utilização de outros aplicativos para acessar arquivos de mídia.Os codecs contidos no pacote são os seguintes:

  • AC3 Filter 1.63b, AVI Splitter 1.0.0.9, CDXA Reader 1.0.0.2, CoreAAC 1.2.0
  • CoreFlac Decoder 0.4, FFDShow MPEG-4 Video Decoder 2008.12.19, GPL MPEG 1/2 Decoder 0.1.2.0
  • Matroska Splitter 1.0.3.0, OggSplitter/CoreVorbis 1.1.0.79, RadLight APE Filter 1.0.0.4
  • RadLight MPC Filter 1.0.0.4, RadLight OFR Filter 1.0.0.4, RealMedia Splitter 1.0.1.2
  • RadLight TTA Filter 1.0.0.2, The Codec Detective 2.0, VSFilter (DirectVobSub) 2.38

O processo de instalação é descomplicado, basta seguir os passos apresentados pelo programa, selecionando a pasta onde o pacote deve ser localizado e quais componentes devem ser incluídos. Caso você entre em dúvida sobre o que determinado item faz, basta clicar em cima dele para que uma breve descrição seja exibida. Como o software é totalmente em português, não deve haver maiores dificuldades no processo.

03 – K-Lite Codec Pack Full

K-Lite Codec Pack Full é uma coleção completa de codecs e ferramentas relacionadas para você ver e ouvir todos os seus filmes, vídeos e músicas no computador. Ótimo principalmente para quem adora baixar arquivos na internet via compartilhadores P2P, pois hoje muitos dados contam com extensões diferentes (WMV, AVI, MPEG, MP4, MP2 etc.) e, sem os codecs, os players não conseguem rodá-los.

Mas afinal, o que são codecs?

Codecs são codificadores/decodificadores de sinais para tornar arquivos de áudio e vídeo reproduzíveis. Muitos deles não vêm pré-instalados com o sistema operacional, exigindo empenho por parte do usuário para encontrá-los na internet, uma vez que cada codec é disponibilizado separadamente pelos desenvolvedores.

Contudo, K-Lite Codec Pack Full busca reunir, num único pacote, todos os codecs essenciais para reproduzir desde os formatos mais populares até alguns raros. Em suma, é uma solução amigável para quem deseja reproduzir arquivos de mídia favoritos e não quer sofrer com pesquisas ou instalações problemáticas.

Principais destaques

O programa possui algumas vantagens se comparado com os outros pacotes de codecs: ele está sempre atualizado, é de fácil instalação — isso significa que você pode selecionar os componentes que deseja instalar — e não apresenta conflitos entre codecs. Para completar, K-Lite Codec Pack Full é livre de burocracia e softwares de terceiros, portanto, é limpo e não causa dores de cabeça.

Características que fazem a diferença:

  • O software mantém-se constantemente atualizado com codecs novos;
  • Na instalação, cada componente pode ser selecionado separadamente;
  • Permite escolher perfis para adicionar filtros de acordo com as suas necessidades;
  • O desinstalador remove todos os arquivos oriundos do pacote, incluindo registros;
  • Todos os codecs adicionados são testados para não existirem conflitos e erros;
  • K-Lite Codec Pack Full detecta codecs e filtros inoperantes no sistema, removendo-os se necessário.

O K-Lite Codec Pack ainda possui um player de áudio/vídeo, conhecido como Media Player Classic, capaz de reproduzir todos os formatos incluídos no pacotão. Entre as ferramentas adicionais, estão: GraphEdit, GSpot Codec Information Appliance, AVI Fixed, FourCC Changer, VobSubStrip para legendas e uma calculadora debitrates.

Confira agora alguns dos formatos suportados

K-Lite Codec Pack Full possui uma quantidade enorme de codecs, portanto conheça agora apenas os mais populares:

  • DivX (AVI), XviD (AVI), CoreAVC, On2 VP6, On2 VP7, MPEG-1, MPEG-2, x265;
  • Intel Indeo, Intel I.263, huffyuv, I420, YV12, AC3, DTS, LPCM, MP1, MP2;
  • AAC, Vorbis OGG, MusePack (RadLight), WavPack (CoreWavPack), DirectVobSub;
  • OptimFROG (RadLight), DC-Bass, ffdshow, Vorbis, DivX.

Filtros de fontes DirectShow: AVI Splitter, MP4 Splitter, Matroska Splitter, OGG Splitter, FLV Splitter, MPEG PS Splitter, CDDA Reader, CDXA Reader, AC3/DTS Source e AAC Parser.

04- Media Player Codec Pack 4.3.7

Uma situação muito comum quando vamos reproduzir algum arquivo baixado da internet é o surgimento de alguma mensagem de erro dizendo que aquele arquivo não pode ser executado pelo player padrão do computador.

O primeiro pensamento que vem à cabeça é que o arquivo veio corrompido: naturalmente, você realiza o download novamente, mas o problema persiste.

Muitas vezes o problema não está no arquivo em si, mas na falta de um codec que permita reproduzi-lo corretamente no computador. Para quem não sabe, codecs são uma espécie de tradutor que permite aos players reconhecerem diferentes extensões ou codificações que não estão presentes no pacote básico do programa. Mais informações podem ser encontradas no artigo “O que são codecs?”.

codec

codec

 

O Media Player Codec Pack, apesar de o que o nome possa dar a entender, é um pacote de codecs que funciona em conjunto com qualquer player que você possua instalado no computador, não somente produto da Microsoft.

Com este pacote em seu computador, você pode dar adeus à maioria dos problemas de incompatibilidade de arquivos: são instalados codecs para os formatos de codificações mais populares, e mesmo documentos com extensões um pouco mais difíceis de encontrar rodam sem problema algum.

Atenção!

Durante a instalação do programa, é necessário prestar atenção em duas das opções disponíveis. A primeira é relacionada ao tipo de instalação: “Easy Installation” vai instalar todos os codecs do pacote, enquanto “Expert Installation” permite que usuários avançados selecionem somente os componentes que julgam necessários para o computador.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a opção de instalar o Dealio Comparison Shopping Toolbar, que modifica a página de pesquisas padrão para o Yahoo! e insere no navegador de internet uma barra de pesquisas para a compra de produtos importados.

codec

codec

É possível utilizar o Media Player Codec Pack perfeitamente sem instalar essa barra de tarefas. Para isso, durante a instalação, basta desmarcar as opções “Set Yahoo! as my default search engine” (Selecionar Yahoo! como meu buscador padrão) e “I agree to the Terms of Use and wish to install the Dealio Toolbar” (Eu concordo com os termos de uso e quero instalar o Dealio Toolbar), conforme mostrado na imagem acima.

Esqueça os problemas de incompatibilidade

Uma das vantagens deste pacote de codecs em relação a outros programas do tipo é que o software é compatível com qualquer uma das versões do Windows, desde o jurássico e quase esquecido Windows 95 até o recente Windows 7. Dessa forma, dificilmente você vai ter dificuldades em instalar o pacote, independente do computador que utilize.

A lista completa dos codecs disponíveis pode ser conferida abaixo:

  • DivX 7.2 Pro Video Codec, DivX h.264 Video (Decoder) Codec, DivX Web Player 1.5.0.52 browser plugin, XviD 1.2.1 VAQ Video (Encoder) Codec – Koepi’s 04/12/08 Build;
  • ffdshow Video Codec 20091027 Revision 3119 by clsid, Microsoft – Windows Media 9 Video Codec 9.0.1.369, On2 Technologies VP7 Video (Decoder) Codec 7.0.8;
  • On2 Technologies VP6 Video Codec 6.4.2, Flash Video Splitter 1.2.908, Ligos Indeo XP Video Codec 5.2820.15.58, Intel Indeo Video Codec 4.51.16.2, Intel Indeo Video Codec 3.24.1.2;
  • InterVideo Video Filter 7.0.27.191, CyberLink DVD Video/SP Filter 6.0.2.2806, AC3Filter 1.63b, AC3File 0.7b, Spdifer 0.3b;
  • Core AAC Playback Filter 1.2.0.573 + AAC Parser Filter 1.1.0 By Tom Judd, Core Vorbis Playback Filter 1.1.0.79 + OGG Splitter 1.2.908 By Gabest, RadLight OFR Playback Filter 1.0.0.1 – for OptimFROG;
  • Lame MP3 3.98.2 ACM Codec, DSP-worx Bass source filter 1.11, Haali Media Splitter 11/01/09 – For MP4, MKV, OGM and AVI container files, Matroska Source Splitter 1.2.908;
  • MP4 Source Splitter 1.2.908, MPEG Source Splitter 1.2.908, RealMedia Source Splitter 1.2.908, AVI – AC3/DTS Converter + DTS/AC3 Source Filter By Gabest;
  • VSFilter 2.39.5 – Subtitle Reader, CDXA Reader 1.2.908 – Also known as Form 2 Mode 2 CD or XCD, GSpot Codec Information Appliance 2.70a.

Vale lembrar que, antes de instalar o Media Player Codec Pack, é recomendado que você desinstale qualquer outro pacote de codecs que possua no computador. Essa etapa é necessária para evitar conflitos que ocorrem quando versões diferentes do mesmo codec são instaladas de maneira sobreposta.

05 – Real Alternative

Esta alternativa ao Real Player vai lhe permitir executar arquivos do tipo RealMedia sem a necessidade de instalar o tocador, considerado um pouco pesado por muitos usuários. De fato, este é um grupo de codecs que faz parte do K-Lite Codec Pack. Porém, agora você pode utilizar esta instalação independente.

Todos os formatos da família RealMedia são suportados. Isso inclui arquivos de áudio, vídeo e até texto dos mais diversos tipos: RA, RM, RMVB, RAM, RPM, RV, RP, RT, MX, SMI, SMIL e outros. O streaming de conteúdos deste tipo através de páginas da internet também é suportado.

Comparado com o tocador tradicional RealPlayer, o Real Alternative tem algumas vantagens, como a instalação mais simples e ágil, menor uso de recursos e processos de sistema, ausência de propagandas e a possibilidade de uso de um tocador de sua escolha. No entanto, este pacote oferece a instalação do Media Player Classic para você.

Conteúdo do download

A instalação do Real Alternative conta com o Media Player Classic (versão 6.4.9.1 rev. 78), RealMedia Components (versão 6.0.14.806), plugin da RealMedia para Internet Explorer, Firefox, Netscape, Opera e Chrome e o RealMedia Direct Show Splitter (versão 1.0.1.2).

 

Limitações

codec

codec

Arquivos do tipo SMI e SMIL (para legendas e captions) são executados somente na primeira parte de um clipe. Porém, isto só acontece quando o clipe tem múltiplas partes, o que não acontece com frequência. No entanto, isso não acontece quando esses arquivos são executados em um navegador.

Um outro problema com este tocador alternativo é que o RealMedia DirectShow Splitter não funciona com conteúdo em streaming. Você deve utilizar o Windows Media Player Classic para executar este tipo de conteúdo.

Versão Lite

O Real Alternative também está disponível em uma versão mais leve. A única diferença é que ela não conta com o Media Player Classic. O arquivo de instalação tem cerca de 5 MB.

Veja como instalar os codecs

Editor de video

Comentários

Recomendados para você:

Escrever um comentário

18 maio,2015